Cinco Maneiras Úteis de Entender Estratégias Organizacionais
Planejar requer traçar estratégias. E antes de traçar, cabe perguntar como empreendedores enxergam as estratégias. Esse questionamento é válido, de forma que respostas para ele se transformaram em saber acadêmico. E se desdobraram em sugestões práticas.
O que são os cinco Ps da Estratégia?
Quando desenvolvidas, estratégias podem levar todas as corporações, inclusive as pequenas empresas, ao sucesso. Claro, desde que o empreendedor e seus aliados tenham uma visão clara sobre o conjunto de atividades a serem cumpridas.
Foi procurando a expansão da perspectiva das empresas sobre si mesmas que Henry Mintzberg, um canadense com PhD em Gestão Empresarial, criou na década de 80 o que ficou conhecido como 5 Ps da estratégia. A grosso modo, esses Ps representam pontos de vista sobre estratégias. Desse modo, eles denotam a conformação que elas podem assumir nas organizações empresariais.
Quais são os Ps de Mintzberg?
Cada P é a inicial de uma palavra em inglês definidora de como se vê uma estratégia. Apresentamos cada um deles e te explicamos o significado deles.
Plan (Plano)
Nesse P, uma estratégia é encarada como um plano. Mais precisamente, um planejamento estratégico [link Planejamento Estratégico]. O que está por trás é assegurar que a empresa tenha a percepção de uma meta bem definida. Com base nesse objetivo, a empresa concebe uma primeira ação para atingi-la. A atividade, quem executará, de que forma, usando quais meios, tudo isso define a estratégia.
Mas cabe aqui uma reflexão: uma estratégia vista como plano é suficiente para se obter resultados exitosos? Não! Se fosse, seria desnecessário conhecer os outros quatro Ps.
Ploy (Pretexto)
Em tradução livre, ploy quer dizer manobra. De acordo com as proposições de Minzberg, as corporações se valem de ações enganadoras afim de manipular (manobrar) seus concorrentes no mercado.
Se uma empresa cria uma expectativa falsa, por exemplo, de que será mais agressiva no futuro próximo, ela pode ser capaz de desnortear seus competidores. Portanto, uma estratégia é encarada aqui como um pretexto para diminuir a força dos adversários. Ainda que a estratégia no formato de embuste não surta um efeito imediato, ela funciona como um radar do “jogo” e pode ajudar pequenas empresas a se prepararem para futuramente expandir a clientela.
Pattern (Padrão)
Comportamentos repetidos ao longo do tempo, ainda que o mercado mude. A sistematização de comportamentos estabelece um padrão e esse imprime a marca de uma empresa. Um padrão que traduz confiabilidade. Então, entende-se aqui estratégia como a conservação de critérios e procedimentos sedimentados historicamente pela entidade.
A utilidade da estratégia como padrão se reflete, por exemplo, na relação com os fornecedores, que se sentem seguros. Além disso, a empresa exibe desenvoltura no treinamento de colaboradores recém-contratados.
Position (Posição)
Tratar estratégia como posição significa identificar a colocação da empresa no seu meio ambiente. Portanto, através desse ponto de vista, procura-se delinear formas de interagir com consumidores, fornecedores, colaboradores e até mesmo com os concorrentes.
O entendimento de estratégia sob o prisma de posição é benéfico para pequenas empresas. Sendo assim, fatores ambientais externos exercem uma influência relevante sobre elas. Nada recomendável que eles sejam negligenciados.
Perspective (Perspectiva)
É a conformação da estratégia da empresa disseminada através de seus valores e comportamentos. Essa ótica carrega um traço coletivo, ou seja, traduz o direcionamento dado por todos na empresa.
E esse foi o post “Cinco Maneiras Úteis de Entender Estratégias Organizacionais”. Conheça também as nossas planilhas profissionais.