Todo dono de empresa precisa saber como calcular crescimento percentual, um dos mais relevantes indicadores para gestão de negócios.
Por outro lado, não são todos os empresários que levam em conta esse detalhe, muitas vezes gerindo a companhia de forma instintiva.
Entretanto, saber o quanto a empresa cresceu em um dado período é muito útil para otimizar tomadas de decisão que tornem a empresa ainda mais lucrativa.
Você precisa dos dados do ano anterior
Para calcular o crescimento percentual de uma companhia é necessário ter os dados contábeis e financeiros dos anos anteriores em mãos.
A importância de ter uma contabilidade em dia e que trabalha com informações financeiras de forma transparente, pode ser visto nessa hora.
Isso porque, calcular crescimento percentual baseando-se em informações que não representam a realidade, forjadas ou mal estipuladas, pode ter graves consequências.
Não importa se a companhia é grande ou pequena, o controle financeiro e contábil deve ser feito com o maior cuidado e responsabilidade possível.
Os dados dos anos anteriores precisam estar registrados para que possam ser consultados futuramente sempre que se quiser calcular crescimento percentual.
Fórmula do crescimento percentual
A fórmula para calcular o crescimento percentual, por sua vez, é disposta da seguinte forma:
Taxa de crescimento (em porcentagem) = (Valor atual da empresa – Valor da empresa no ano anterior) / Valor da empresa no ano anterior x 100%
O valor da empresa, por conseguinte, é mensurado pelo quanto ela valia, quais eram os seus investimentos em ativos, o seu lucro e o valor das suas dívidas.
Ao final o cálculo apresentará um resultado em porcentagem, e esse é o valor do quanto uma empresa cresceu de um ano para o outro.
Vale destacar que um melhor resultado do crescimento percentual pode ser alcançado ao levar em conta a inflação entre um período e outro.
Isso é importante pois, caso a variação na inflação tenha sido muita alta, o resultado do cálculo pode acabar indicando um crescimento maior do que o real.
A importância de calcular o crescimento percentual
Tanto administradores de empresas quanto investidores podem se beneficiar com as informações do crescimento percentual de uma empresa.
No caso dos administradores, esse dado é útil para responder questões gerenciais. Saber o quanto a empresa cresceu é importante para comparar com o mercado.
Por exemplo, será que a empresa cresceu em uma média percentual em acordância com a concorrência? Será que o crescimento foi menor ou maior?
Uma vez que essas perguntas tenham sido respondidas, o administrador pode dar o pontapé inicial na investigação para descobrir as razões.
Já o investidor possui as mesmas razões do administrador da empresa. Só que, no caso, a sua tomada de decisão é em relação a investir o seu dinheiro ou não.
Isso porque o alto percentual de crescimento pode significar, para o investidor, que aquela empresa está em período de maturação, ou foi beneficiada por conta de algum evento.
Um baixo percentual de crescimento, todavia, pode ser advindo do fato de que a empresa já é grande demais para crescer tanto, ou está sendo mal administrada.
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