...

Como fazer regra de três no Excel

Como fazer regra de três no Excel

Apesar de ser uma operação básica, a regra de 3 ajuda em muitos problemas, onde temos 3 variáveis. No caso da regra de 3 composta, podemos ter mais que 3 variáveis, permitindo calcular alguns problemas no dia a dia. Em suma, existem 2 tipos de regras de três: a simples e a composta.

Como mencionamos anteriormente, a regra de simples trabalha apenas com 3 variáveis, e mais o argumento que queremos descobrir. Totalizando dessa forma, 4 variáveis, sendo 3 já definidos, e a quarta, a que queremos descobrir. Já na regra de 3 composta, pode ter n variáveis, com grandezas inversamente ou diretamente proporcionais.

Contudo, vamos ensinar a como calcular de forma que você não precise saber quais variáveis são diretamente ou inversamente proporcional. Ficou curioso? Continue acompanhando.

Como fazer regra de 3

Antes de tudo, caso você já saiba como fazer, pode pular direto para “Como fazer regra de 3 no Excel” rolando a página um pouco para baixo.

Sabemos que para fazer a regra de 3 simples, basta nós criamos 2 colunas, da seguinte maneira. Primeiramente, necessitamos de um exemplo.

Exemplo: leva 2 dias para construir 5 muros. Quantos muros é possível fazer em 18 dias?

Solução:

fig 1

Veja, que fizemos uma relação. Ou seja, em dois dias é produzido 5 muros, em 18, x muros. Para calcularmos, vamos fazer o metódo ping pong, multiplicando em cruz. Veja:

fig 2

Resposta: 45 muros

Note que não fizemos nenhum tipo de setas de diretamente ou inversamente proporcionais. Pois basta alinharmos que será a variável e quem será o resultado. Mas se caso não tivermos um resultado, basta multiplicar da forma padrão conforme ilustrado na figura 1.

Como fazer Regra de 3 composta

A regra de 3 composta é um pouco diferente, pois engloba mais argumentos. Mas se você utilizar o método: variável e resultado, você nunca mais irá errar! Exemplo: se 2 pintores, levam 5 horas para pintar 2 paredes, quantos horas 3 pintores levaram para pintar 3 paredes. Você provavelmente ao ver, tentará identificar o que é grandeza diretamente proporcional e o que é inversamento proporcional.

Porém basta nós descobrirmos qual é o resultado e qual é a variável. Ficou confuso? Por exemplo, o resultado de toda essa equação são as paredes. Se tenho x pintores, trabalhado x horas, vou ter um resultado y. Após descobrirmos que coluna é a coluna resultado, basta nós invertermos. Veja que a quantidade de pintores e horas trabalhadas, são só variáveis, e o resultado é a quantidade de paredes. Não confunda a resposta que queremos achar com o resultado. Vamos para o Exemplo:

Exemplo: Se 3 pintores levam 6h para pintar 8 paredes, quantos pintores seriam necessários para pintar 7 paredes em 4h?

Veja que o nosso resultado, é a quantidade de paredes. Vamos então organizar:

Solução:

Devemos então inverter a coluna resultado. Colocando o 7 na parte de cima, e o x na parte de baixo. Multiplicando em linha reta normalmente. Observe:

Reposta: 6 pintores. Note que o resultado deu 3,9, mas como sabemos, não temos como colocar 3,9 pintores. Dessa forma, arrendodamos para 4. Não seria possível arrendodar para 3 pois não teríamos 7 paredes pintadas em 4h. Por mais que 4 pintores passe da quantidade, conseguiríamos ter 7 paredes pintadas em 4 horas ou menos.

Como fazer regra de 3 no Excel

No Excel podemos fazer o mesmo que no papel, porém formatando como tabela. Vamos utilizar como demonstração, o primeiro exemplo apresentado aqui. Contudo, confira antes os sinais matemáticos no Excel:

Multiplicação(x) = *
Divisão(/) = /
Soma(+) = +
Subtração = –

Multiplicando em cruz temos a seguinte fórmula:

Não multiplicamos pelo x, pois o Excel não reconhece isso e nos irá retornar o erro de #VALOR. Desse modo, dividimos somente pelo número que multiplica o x. Nesse caso o 2.

Nota: Não esqueça de colocar os parênteses para que o Excel calcule corretamente.

Temos como resultado então, 45 muros. Vamos agora para como fazer Regra de Três Composta no Excel

Regra de 3 Composta no Excel

Na regra de 3 Composta não é diferente, precisamos também criar uma tabela. Faremos conforme o segundo exemplo apresentado. Veja:

Agora basta só invertermos a coluna resultado. E fazemos a multiplicação:

Podemos arrendodar:

Pode parecer complicado no começo, mas com a prática se torna automático e fácil! Essa e mais dicas você continua conferindo em nosso site.

Deixe um comentário