Planilha Cálculo de Salário Líquido em Excel Grátis

Modelo planilha Salário Líquido

Cálculo de Salário Líquido em Excel Grátis

O Cálculo de Salário Líquido é valor disponível para o empregado depois que os descontos legais são representados na sua remuneração.

Por isso, o valor do salário líquido, que cai na sua conta, sempre será menor que o valor do salário bruto, que está na carteira de trabalho.
Os principais descontos são o desconto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Eles são obrigatórios para qualquer salário regido pela CLT.

Imposto de Renda Retido na fonte( IRRF) para que serve?

Ele é um tributo federal – como diz o nome- sobre a renda. Ou seja, sobre o que você ganha. E ainda acompanha a sua evolução patrimonial. Para fazer esse acompanhamento, o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são  seus ganhos anuais.

Ao longo do ano, você ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leãozinho da Receita avalia o que cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar conforme o tamanho dos seus ganhos.

Para o leão ter todas essas informações, você precisa fazer a ” Declaração de Ajuste Anual” para IRRF( Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas). A declaração é, geralmente, feita do inicio de março até o fim de abril. E você precisa apresentar todos os seus ganhos e gastos e serviços, no último ano.

INSS O instituto Nacional de Seguro Social – INSS foi fundado em 27 de julho de 1990. Sua função é a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social- RGPS.

Hoje, o RGPS conta com mais de 50 milhões de segurados e presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários. A principal vantagem de contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um beneficiário mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio- doença em caso de afastamento de serviço por motivo de saúde. Veja o que a Previdência  Social proporciona aos segurados:

Aposentadoria por tempo de contribuição;

Aposentadoria por idade e invalidez; Pensão por morte; Auxílio doença; Auxílio Reclusão; Salário Maternidade; Salário Família e Reabilitação profissional;

 

Dependentes

Na dedução de dependentes legais podem ser descontados o valor de R$ 189,59 para cada pessoa que dependa financeiramente do colaborador. Encaixam-se nessa categoria: o esposo ou a esposa, os filhos menores de 21 anos e os pais que não tenham rendimentos.