Planilha Grátis Razonetes no Excel

razonete-em-excel-gratis

Planilha Grátis Razonetes no Excel

O que é, e para que serve?

É uma ferramenta didática. Uma técnica de escrituração utilizada na área contábil. Que serve para movimenta-las, e demonstrar de onde vieram minhas receitas e para onde vão minhas despesas. De maneira a visualizar o impacto de cada transação nas operações da empresa.

Lightbox button

Ela utiliza o método das partidas dobradas. Determinando que para cada aplicação de recurso que realizo na empresa. Então, eu preciso de uma origem no mesmo valor. Sendo que o somatório de débitos será sempre igual ao somatório de crédito.

A estrutura dele é apresentado em formato da letra “T”, onde será registrado, na parte de cima, o nome da conta, e por convenção, os débitos deverão ser registrados no lado esquerdo da estrutura “T”, e consequentemente os créditos, em seu lado direito.

Mas, o que são créditos e débitos? Vamos lá!

Débito e crédito na concepção contábil, têm significados diferentes daqueles que estamos acostumados a ver e ouvir. Contudo, esses termos estão associados à destino e origem de recursos.

Créditos estão relacionados às origens dos valores que entraram na minha empresa, ou seja, de quem eu obtive esses valores. Em contrapartida os débitos se relacionam com as minhas aplicações, meus gastos.

É muito importante esclarecer que, todas às vezes que fazemos um lançamento na Planilha Grátis Razonetes no Excel, primeiramente lançamos a conta de origem do crédito. Para depois fazermos o lançamento a débito a conta para onde foi aplicado esse valor.

Ao debitarmos uma conta, significa que poderá ser um aumento. Se for conta representativa de um Direito ou Bem. Ou uma diminuição no seu valor se for uma obrigação.

Quando creditamos, o valor aumentará se for uma obrigação ou diminuirá caso seja um Direito ou um Bem.

E para facilitar essas transações, disponibilizamos, GRATUITAMENTE, uma planilha totalmente intuitiva, que vai agilizar seus lançamentos no razonete.