...

Segmentação de dados no Excel

Antes de começar a entender um pouco sobre a segmentação de dados no Excel, vamos entender em que ela pode ser útil. O Excel possui inúmeros recursos de grande utilidade e capazes de resolver problemas complexos e aprimorar a análise de dados.

Alguns desses recursos já são bastante populares e utilizados por praticamente grande parte de quem utiliza o Excel, como as funções SOMA, MÉDIA, SE, PROCV, SOMASE, tabelas dinâmicas.

Outros recursos ainda não são muito explorados, como é o caso da Segmentação de Dados no Excel, um ótimo recurso para organizar e melhorar a análise de dados de uma tabela, por exemplo.

Mas para que exatamente serviria esse recurso?


Imagine que você precisa filtrar uma tabela no Excel, sendo que esta tabela está relacionada diretamente a um gráfico, fazendo com que esse gráfico se altere de acordo com o filtro que está fora da tabela?

Esse filtro seria como uma segmentação, em que é possível dividir a tabela em vários segmentos, que seriam as próprias colunas dessa tabela.

Para melhorar o entendimento, vamos supor que essa tabela tenha dados de vendas de uma rede de eletrodomésticos presente em vários estados do Brasil.

Dados como produtos vendidos, estados, cidades, loja, quantidade vendida, valor vendido, data de venda…e que você queira que o gráfico ligado a tabela se modifique com um clique, apresentando dados de vendas por estado, depois por cidade e por também por mês.

Isso é possível no Excel graças a um recurso incrível que faz com que você filtre de maneira dinâmica e interativa, gráficos, tabelas e dashboards completos, segmentando os dados e fornecendo informações valiosas para análises mais aprimoradas.

Esse recurso é a segmentação de dados que é simplesmente um filtro em forma de botões, apresentados em forma de painéis e que podem ser ajustados de tamanho de acordo com a quantidade de itens que serão segmentados.

A segmentação de dados, apesar de não ser muito utilizada no dia a dia de quem usa Excel, até mesmo porque é um recurso de nível intermediário, é muito útil e importante para ser usado em tabelas e dashboards.

Então, no tópico a seguir você verá como é simples aplicar esse excelente recurso.

Como fazer a segmentação de dados?

Para que a sua segmentação de dados dê certo é preciso seguir algumas regras e passos simples, que ao você seguir será fácil criar uma segmentação para suas planilhas.

Então, vamos ver abaixo um passo a passo simples de apenas 4 passos para você aprender a fazer segmentação agora:

Passo 1: a primeira coisa a ser feita é formatar o conjunto de dados como tabela, pois só será possível realizar a segmentação dos dados em dados formatados como uma tabela.

Etapa 2: antes de clicar em segmentação de dados, selecione qualquer célula da tabela para ativar o recurso de segmentação.

Passo 3: feito isso, já pode usar o recurso de segmentação de dados que você irá encontrar na Guia Inserir na parte de filtros.

Etapa 4: marque quais colunas de dados você pretende segmentar para mostrar na planilha somente o que buscou segmentar.

Veja na ilustração abaixo a parte final de como seria para inserir a segmentação de dados para a coluna desejada:

Depois dessa parte de inserção da segmentação, é possível também formatar o design e características estruturais dos painéis na guia Segmentação que aparecerá quando o painel de segmentação estiver selecionado.

Essa formatação será vista de forma detalhada no próximo tópico.

Como formatar a sua segmentação de dados?

Na guia segmentação você pode, literalmente, transformar o formato da sua segmentação de dados.

Isso porque esse recurso permite que você altere e ajuste diversas características de formatação, com o objetivo de deixar a segmentação mais adequada à sua planilha, dashboard ou qualquer outra coisa que esteja fazendo com a segmentação de dados.

Para se ter uma ideia, é possível mudar a cor de várias estruturas do painel de segmentação, como o fundo, a parte do cabeçalho, a fonte do cabeçalho e o contorno.

Além disso, é possível modificar também a altura e largura do painel, a forma com que os itens estão distribuídos neste painel, o alinhamento desses painéis de segmentação, permitindo alinhá-los ao centro da planilha, à esquerda, à direita, na parte superior ou inferior.

Enfim, você será capaz de transformar a forma com que a sua segmentação de dados será apresentada.

E tudo isso é para que o seu dashboard ou tabela estejam bem apresentados, facilitando a análise dos dados por um terceiro e dando um ar mais profissional à sua planilha.

Então, para que você tenha uma melhor noção visual do que foi explicado, veja no exemplo abaixo, como é um painel de segmentação sem formatação e outro com formatação.

Exemplo: segmentar a coluna produto e o resultado do antes e depois da formatação ficou assim:

Podemos ver que a segmentação de dados formatada eleva o nível da sua planilha e a deixa mais completa do que a sem formatação. Então, vamos ver o passo a passo de como formatá-la:

Como formatar?

Passo 1: Selecione a guia Segmentação e em Estilos de Segmentação de dados, clique na seta para baixo e em Novo Estilo de Segmentação de Dados;

Etapa 2: Selecione Segmentação de Dados Inteira e clique em Formatar, você pode mudar a cor do preenchimento do fundo, bordas e a cor e tamanho das fontes

Passo 3: Selecione Cabeçalho para editar também a cor do fundo da parte de cima, além da cor e tamanho da fonte.

Etapa 4: Selecione Itens com Dados Selecionados para editar os botões da segmentação, como a cor, estilo e tamanho da fonte e a cor do fundo dos botões e suas bordas.

Enfim, essa foi a formatação básica que utilizei para modificar a aparência da segmentação por produto, que foi ilustrada acima.

Mas além desses elementos mostrados nesses 4 passos, há outros que você pode explorar para deixar a sua segmentação ainda mais incrementada.

Conclusão

Portanto, a segmentação de dados é um dos recursos mais dinâmicos e interativos do Excel e vale muito utilizá-lo para dar um upgrade nas suas análises de dados, tornar as suas planilhas mais profissionais e chamar a atenção seja no ambiente de trabalho ou num processo de seleção de emprego.

Caso queira ampliar o seu conhecimento sobre a ferramenta, descubra também, as fórmulas mais usadas no Excel.

Deixe um comentário