Validação de Dados Dinâmica no Excel

validação-dados-dinâmica-Excel

Validação de Dados Dinâmica no Excel

Antes de apresentarmos a validação de dados dinâmica no Excel, explicaremos a importância da validação de Dados e qual sua respectiva função. A validação de dados usa-se para restringir uma tabela, lista ou coluna de dados que são inseridas nas células. Pode semelhar algo simples, conquanto, seu uso por exemplo pode limitar a uma lista de informações, que posteriormente o usuário não precisa ficar digitando e procurando por cada item da lista. E sim, clicar numa seta, que em seguida exibe uma mini lista, e clicar no item desejado. Só é função básica, tem o poder de economizar muito tempo.

Além disso, é possível especificar um valor máximo e mínimo. Um exemplo, é se fizermos uma lista de 0-100. Dessa forma caso algum usuário queira digitar algo fora do intervalo resultará em erro. Continuando nessas restrições, é possível restringir caracteres de texto, proporcionando melhor visualização na hora de uso do Excel.

Uso de Validação de Dados Dinâmico

Já que apresentamos um pouco de modo geral do que é validação de dados, explicaremos então, o uso da função mencionada no título. Contudo, é necessário entender porquê utilizar a Validação de Dados Dinâmica ao invés da Validação Padrão. Veja no exemplo a seguir:

Veja que só consigo adicionar os dados de A3 ao A11. Sendo assim, se eu acrescentar algo a mais, não vai exibir na minha lista, veja:

Observe que não aparece o carro de marca FORD, porquanto a função restringe a células apenas do intervalo selecionado.

Para contornarmos isso iremos formatar como tabela. Observe:

Veja agora, que se aplicarmos nossa validação de Dados C3, e aumentarmos a lista, também exibirá em nossa mini lista. Veja

É certo de que existem outras formas de executar isso, mas selecionamos ao nosso ver, a mais simples de entender e usar de todas outras funções.
Gostou da Dica? Continue acompanhando nós em nosso blog, e confira outras centenas de dicas aqui em nosso site;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *