Quer aprender como calcular a taxa de crescimento um uma planilha do Excel? Se sim, siga conosco e descubra no texto de hoje.
Calculando a taxa de crescimento na planilha do Excel
A fórmula que vamos ensinar abaixo, funciona para o cálculo de taxas de crescimento do capital financeiro, de vendas e para contagem do dinheiro, seja qual dessas 3 opções foram, o processo será o mesmo. A planilha usada para o exemplo será uma planilha básica do Excel na qual aplicamos as funções financeiras.
Indicado: para que seja melhor aplicada a fórmula, é indicado que se tenha alguma noção sobre o Excel, mas noções básicas já vão ajudar, afinal as funções financeiras são bastante simples de usar. Outra coisa importante, que será usado, serão as finanças da empresa, desse modo é preciso ter as informações.
Exemplificando
No exemplo, vamos encontrar a taxa de crescimento de vendas anual.
Primeiro passo, vamos selecionar as linhas em branco da coluna TAXA DE CRESCIMENTO E aplicar estilo de porcentagem nas FAIXA DE OPÇÕES no topo do seu Excel.
Seguindo devemos colocar 0% no ano inicial de comparação, para gerar nossa base para o cálculo da porcentagem, em sequencia vamos inserir fórmula calculando o ano a frente (2014) menos o ano anterior (2013) e realizar a divisão pelo ano anterior (2013).
Após esse processo apertar a tecla ENTER e o cálculo será realizado automaticamente indicando a taxa de crescimento em porcentagem.
O Excel realiza automaticamente o cálculo dos anos seguintes, é necessário apenas clicar duas vezes no quadrado verde no canto inferior da taxa de crescimento onde inserimos a fórmula, como na imagem a seguir:
Com esse processo concluído o Excel realizará o cálculo, seguindo a comparação aos anos anteriores, como a imagem a seguir mostra:
Simples assim o Excel indica sua taxa de crescimento, podendo ser negativo ou positivo, em comparação ao ano anterior.
Quais os benefícios de calcular a taxa de crescimento/vendas anual de sua empresa?
Um dos benefícios de calcular essa taxa é o fato de ser possível realizar uma análise completa sobre o desempenho da empresa, podendo comparar a taxa calculada com os objetivos estabelecidos no começo do ano, além de orientar sobre a necessidade de investimentos localizados para o crescimento. Essa taxa permite, inclusive, um melhor planejamento dos investimentos, já que é possível conhecer a situação real da empresa.
E aí, curtiu o post? Conseguiu fazer o cálculo da taxa de crescimento? Conte para nós nos comentários e compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas aprendam. Nos vemos em breve em nosso site.