Cálculo da eficiência da Produção em Excel

Cálculo da eficiência da Produção em Excel

A princípio, Para um bom gerenciamento de Produção é de suma importância conhecer a eficiência do seu processo produtivo. Além disso, os dados relevantes do processo devem estar dispostos de forma clara para a tomada de decisão ,ou seja, se você não mede, você não gerencia.

Por fim, com base nesta necessidade, o presente post tem como objetivo apresentar um exemplo de como calcular a eficiência da sua Produção usando o Excel. Esse assunto é muito abrangente, e quando falamos de Produção existem tantos seguimentos que seria impossível abordá-los todos em um único texto. Assim este post irá se basear em uma produção de peças podendo ser seriada ou não.

Dados da produção na Planilha de Excel

Para o Cálculo da eficiência de Produção teremos que realizar uma triagem das informações sendo: Coletar dados, Modelar e Criar o Relatório. Estes dados poderão ser coletados através de Fichas de Processo ou Ordem de Produção. Nesta etapa é importante que as informações sejam preenchidas de forma padronizadas para facilitar no momento do lançamento dos dados.

Elementos primários para Cálculo da Eficiência da Produção

Em tabelas, defina os elementos principais como Produto, Operador, Máquina, Tipos de Paradas de Linha, estas informações poderão vir de um banco de dados existente, o que é recomendado, ou você poderá criar uma planilha em Excel organizando estes dados. É fundamental o uso de um código para cada variável destes elementos, o que parece óbvio, porém existem diversos profissionais que usam estes elementos somente com a descrição e no momento de modelar os dados passam a encontrar inconsistências que comprometem o resultado final .

Lançando Dados na Planilha

Nesse sentido, Com os dados em mãos é hora de começar o lançamento, sem dúvida este é o momento mais braçal do trabalho. Porém se você não possuí um Sistema de coleta de dados ( o que é a realidade da grande maioria das pequenas e médias empresas) deverá preencher manualmente. Contudo, os dados devem estar dispostos em formato de tabela com linhas e colunas, neste passo evite usar mesclas nas células pois prejudicam na modelagem. Abaixo há uma tabela de dados de produção para exemplificar o Cálculo da eficiência da Produção em Excel. A tabela foi divida em duas imagens para facilitar a visualização.

Tabela de Apontamento – Parte 1
Tabela de Apontamento – Parte 2

Todavia como o propósito do artigo é mostrar o uso profissional do Excel para Cálculo da eficiência da Produção, para cumprir está dura etapa utilizamos um formulário feito dentro do Excel utilizando recursos de VBA. Assim o formulário padroniza e valida os dados antes do lançamento na tabela, desta forma é poupado um bom tempo do trabalho.

Dados para Cálculo de Eficiência

A eficiência produtiva é a relação entre resultado esperado e resultado realizado. Como acima informamos na planilha os dados realizados agora é hora de informar os dados esperados. Os dados esperados podemos considerar como tempo padrão de uma operação. Este dado pode estar diretamente ligado ao produto, ao processo, ou a ambos. Isto fica mais claro no exemplo abaixo:

  • Tempo padrão ligado ao produto: O Tempo padrão da Peça X é 10 minutos.
  • Tempo padrão ligado ao processo: A Máquina Y possuí uma velocidade 10 m/minutos.
  • Tempo padrão ligado a ambos : A Peça X na Máquina Y leva 10 minutos, porém na Máquina Z leva 8 minutos.

Portanto, neste post foi utilizado o Tempo padrão ligado ao processo, do mesmo modo, definimos uma tabela com as velocidades das máquinas. E em seguida, foi trazido os dados de velocidade para tabela principal usando a fórmula PROCV.

Modelagem dos dados

Basicamente na modelagem dos dados foi utilizado TABELA DINÂMICA onde foi sumarizado os seguintes itens:

  • Tempo Real por Máquina
  • Tempo Padrão por Máquina
  • Horas Produtiva x Parada
  • Quantidade Real por Máquina

Abaixo o formato da TABELA DINÂMICA antes de ser utilizada no Cálculo da eficiência da Produção em Excel.

Modelagem dos dados

Relatórios da eficiência da Produção em Excel

Com os dados modelados podemos montar o relatório final de Eficiência de Produção em Excel, abaixo os dados do Mês é apresentado por turno onde é possível analisar as horas produtivas x horas paradas. Também foi utilizado uma formatação condicional do tipo escala de cores para enfatizar as metas diárias.

Gráfico do Resultado Mensal

Contudo, temos a eficiência é medida pelos dois indicadores:

  • Disponibilidade: Horas Disponíveis / (Horas Disponíveis – Horas Paradas)
  • Eficiência sobre horas disponíveis: (Horas Disponíveis – Horas Paradas) / (Quantidade de Peça * Tempo padrão)
Relatório de Eficiência de Produção

Todavia, Relembrando que se fosse considerado o fator qualidade então seria possível calcular o OEE.

Uma outro forma interessante de apresentar os dados, é fazer um resumo dos equipamentos utilizando gráfico de velocímetro.

Finalmente, concluímos nosso Cálculo da eficiência da Produção em Excel. Esperamos que esta modelagem passa ajudar os profissionais da área a criarem seus próprios indicadores e melhorar seus gerenciamentos.

Planilha Controle de Produção

O Formulário utilizado está disponível em nossa Planilha de Controle de Produção.

3 thoughts on “Cálculo da eficiência da Produção em Excel

Deixe um comentário