Como calcular o custo da frota de veículos

Vamos ver algumas dicas importante de como calcular o custo da frota de veículos. O cálculo acurado e o acompanhamento dos gastos nos permite determinar o momento certo de substituir um veículo. Além disso, podemos entender a viabilidade de nossa frota e até mesmo terceirizar os fretes.

A questão de ‘Como calcular o custo da frota de veículos’ poder variar em alguns seguimentos específico. Todavia, existem alguns elementos que são imprescindíveis e deixá-los de lado neste cálculo poderá causar sérios danos financeiros. Veja abaixo algum destes elementos:

Elementos do Custo da Frota

Manutenção no cálculo do custo da frota

Os custos de manutenção devem ser observados devido o fato de ocorrer o aumento gradativo ao longo dos anos. Estudos apontam que os custos de manutenção de um bem aumentam exponencialmente a partir do sétimo ano de vida. Obviamente que o tempo não é o único fator que influencia neste número, no entanto questões como qualidade do veículo, forma de uso e a condição das estradas que sua frota costuma trafegar devem ser consideradas. Assim, no cálculo do custo da frota de veículos a manutenção representa um percentual sobre o preço de mercado deste bem.

Depreciação

Como todos sabem o valor do veículo diminui ao longo dos anos. Normalmente as empresas calculam a depreciação considerando que o bem terá o valor 0 após 5 ou 6 anos. No caso de veículos este número está fora da realidade. Logo para ter um cálculo mais preciso podemos considerar 20% do valor da compra ao longo de 5 anos.

Custos Administrativos

Não podemos esquecer de incorporar os custos como Documentação, Seguros, Rastreamentos, Licenciamentos etc.

Custo do Capital

Sem dúvida no Cálculo do custo da frota de veículos o Custo do Capital é o mais esquecido. Principalmente em empresas de pequeno e médio porte que adquirem o bem com dinheiro de caixa. Os gestores ou empresários devem considerar que um veículo é também uma oportunidade de perder dinheiro. Em outras palavras o valor poderia ser usado em uma aplicação mais rentável. Portanto considerar um taxa mínima do retorno do seu investimento incorporado ao custo é uma boa opção.

Exemplo de cálculo do custo da frota

Baseado no conceito acima vamos exemplificar o Cálculo do custo da frota de veículos. Para tal,usaremos o módulo de custo da Planilha PRO Gestão de Frota SmartPlanilhas.

Na parte superior informaremos o Valor do Veículo podendo tomar como base a tabela Fipe. Após este dado, informaremos a estimativa de rodagem em km. Este dado é fundamental para descobrimos o custo variável esperado do nosso veículo.

Na primeira aba do formulário foi preenchido os consumos do veículo.

Na segunda aba definimos o motorista deste veículos. Repare que é importante considerar um salário base, bem como um percentual que representará os encargos sociais.

Em manutenção definimos para o veículo em questão o valor de 5% sobre o valor de compra. Além disso temos gastos com lubrificações e limpeza

Na quarta aba estão os valores de Documento e Seguros.

Na quinta aba além da depreciação temos o valor considerado para Custo de Capital. Também é possível considerar o custo para aquisição de um modelo mais novo.

E para finalizar a aba Outros podemos acrescentar alguns custos fixos ou variáveis além dos já definidos.

Ao fim temos a estimativa de custo variável por Km e o custo fixo. O custo total se baseará na estimativa de rodagem informada anteriormente.

Planilha Gestão de Frota

Caso tenha interesse visitem a página da Planilha Gestão de Frota. Uma planilha profissional para controle de veículos, viagem, manutenção e muito mais.

Deixe um comentário