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Como calcular Margem de Contribuição Unitária

Você já ouviu falar em margem de contribuição unitária? Nesse conteúdo, a Smart Planilhas explica o que é e como calcular a margem de contribuição unitária, indicador e informação de extrema relevância para o sucesso dos seus negócios.

Confira o que preparamos para você e aprenda de forma simples e prática como calcular a margem de contribuição unitária dos seus produtos e serviços.

O que é margem de contribuição unitária?

A margem de contribuição ou margem de contribuição unitária é a parcela do preço de um ou mais produtos e serviços após a dedução dos custos diretos para fabricação ou aquisição dos produtos.

Dentre os custos diretos de um produto ou serviço, podemos destacar:

  • Custo com matéria prima;
  • Custo com mão de obra;
  • Pagamento de comissões.

Na prática, a margem de contribuição unitária é o valor que sobra para pagamento de custos fixos e para a geração de lucros da empresa.

Como calcular a margem de contribuição unitária?

Calcular a margem de contribuição unitária de um produto é muito simples, para isso, você pode utilizar a seguinte fórmula matemática:

MC = PV – CV

Onde:

  • MC = Margem de Contribuição;
  • PV = Preço de Venda Unitário;
  • CV = Custo variável unitário ou Custo das Mercadorias Vendidas.

Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, vamos a um exemplo prático:

A Loja ABC das camisas dedica as suas atividades a comercialização de camisas, cada unidade é vendida por R$ 50,00 e no último mês foram vendidas 1.000 camisas.

Por sua vez, cada camisa custa R$ 20,00 direto no fornecedor, possui impostos de 10% e comissão de 5% para os vendedores.

Vamos organizar as informações para calcular a margem de contribuição unitária:

  • Preço de venda das camisas: R$ 50,00
  • Número de camisas vendidas: 1.000
  • Custo de compra das camisas: R$ 20,00
  • Impostos sobre cada camisa (10%): R$ 5,00
  • Comissão dos vendedores (5%): R$ 2,50

Com base nessas informações, vamos primeiramente encontrar a somatória de custos diretos do produto:

  • Custos Diretos: Custo das camisas + Impostos + Comissão: 
  • Custos Diretos: R$ 20,00 + R$ 5,00 + R$ 2,50
  • Custos Diretos: R$ 27,50

Sendo assim, podemos concluir que o custo unitário das camisas é na prática de R$ 27,50 ou R$ 27.500,00 considerando o número de unidades vendidas.

Agora, basta aplicar a fórmula da margem de contribuição unitária:

MC = PV – ( CV + DV )

  • MC = R$ 50,00 – R$ 27,50
  • MC = R$ 22,50

Com o resultado podemos concluir que a margem de contribuição de cada produto é de R$ 22,50 OU 45%.

Considerando o número total de camisas vendidas chegamos ao valor de R$ 22.500,00.

Esse valor deverá ser utilizado para o pagamento de custos indiretos do negócio e o restante como margem de lucro.

Como podemos observar, essa informação é essencial para que o empreendedor e empresário tome decisões importantes em relação aos custos dos produtos e serviços e despesas do negócio.

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