Como calcular markup no Excel? Você sabe o que é markup e qual é a sua importância para o seu negócio?
Nesse conteúdo, a Smart Planilhas explica o que é markup e além disso, demonstra como você pode calcular markup no Excel. Não deixe de conferir!
O que é markup?
O markup, também conhecido como margem de lucro, é a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e o seu custo efetivo.
O markup é em geral expresso através de uma porcentagem adicionada sobre o preço de custo.
Confira na sequência um exemplo prático que detalha o cálculo do markup.
Como calcular o markup na prática?
Felipe é proprietário de uma empresa especializada na comercialização de computadores e impressoras. Recentemente, a sua empresa recebeu um pedido para entrega de 30 computadores e 10 impressoras.
O custo por computador é de R$ 1.000,00 e o custo por impressora é de R$ 300,00. Com base nesses valores, Felipe, deseja obter um markup de 50% sobre o preço de custo dos seus produtos. Qual será o preço que ele precisa cobrar?
Para responder a essa pergunta, primeiramente precisaremos calcular o valor total do pedido, através dos seguintes cálculos:
- 30 (Computadores) x R$ 1.000,00 (custo) = R$ 30.000,00
- 10 (impressoras) x R$ 300,00 (custo) = R$ 3.000,00
- Total do pedido: R$ 33.000,00
Após conhecer o custo total do pedido, aplicamos o markup de 50%, através do seguinte cálculo:
Cálculo do Markup: R$ 33.000,00 x 50% = R$ 49.500,00
Sendo assim, podemos concluir, que para obter um markup de 50% sobre o pedido recebido, a empresa de Felipe precisará cobrar R$ 49.500,00 do cliente.
Curiosidade: Para descobrir o markup através do preço de venda e custo de um produto ou pedido, basta dividir o preço de venda pelo preço de custo.
Vejamos como ficaria a partir do nosso exemplo:
R$ 49.500,00/ R$ 33.000,00 = 1,5 ou simplesmente 50%
Como calcular o markup no Excel
Como comentamos no início deste artigo, vamos demonstrar agora, como calcular o markup dos seus produtos ou pedidos no Excel. Confira:
Na imagem acima, temos as seguintes informações:
- Custo do pedido: R$ 33.000,00
- Markup: 50%
Com base nessas informações, quais fórmulas foram utilizadas para preencher as colunas C e D do Excel?
Conforme demonstrado no tópico anterior, o cálculo é simples:
Na coluna C, utilizamos a seguinte fórmula:
=(A2*B2)
Ao multiplicar o custo do pedido pelo markup de 50%, encontramos o valor de R$ 16.500,00
Na coluna D, utilizamos a seguinte fórmula:
=(A2+C2)
Observando a fórmula utilizada, pode-se concluir que apenas somamos o custo do pedido, com o valor encontrado na coluna C para chegar ao preço final.
Agora que você já sabe o que é e como calcular markup no Excel, é hora de colocar o que você aprendeu nas suas planilhas de venda.
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Smart Planilhas para mais tutoriais e novidades.