Como Calcular, Aula, Blog

Como Calcular Markup no Excel

Como calcular markup no Excel? Você sabe o que é markup e qual é a sua importância para o seu negócio?

Nesse conteúdo, a Smart Planilhas explica o que é markup e além disso, demonstra como você pode calcular markup no Excel. Não deixe de conferir!

O que é markup?

O markup, também conhecido como margem de lucro, é a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e o seu custo efetivo. 

O markup é em geral expresso através de uma porcentagem adicionada sobre o preço de custo.

Confira na sequência um exemplo prático que detalha o cálculo do markup.

Como calcular o markup na prática?

Felipe é proprietário de uma empresa especializada na comercialização de computadores e impressoras. Recentemente, a sua empresa recebeu um pedido para entrega de 30 computadores e 10 impressoras.

O custo por computador é de R$ 1.000,00 e o custo por impressora é de R$ 300,00. Com base nesses valores, Felipe, deseja obter um markup de 50% sobre o preço de custo dos seus produtos. Qual será o preço que ele precisa cobrar?

Para responder a essa pergunta, primeiramente precisaremos calcular o valor total do pedido, através dos seguintes cálculos:

  • 30 (Computadores) x R$ 1.000,00 (custo) = R$ 30.000,00
  • 10 (impressoras) x R$ 300,00 (custo) = R$ 3.000,00
  • Total do pedido: R$ 33.000,00

Após conhecer o custo total do pedido, aplicamos o markup de 50%, através do seguinte cálculo:

Cálculo do Markup: R$ 33.000,00 x 50% = R$ 49.500,00

Sendo assim, podemos concluir, que para obter um markup de 50% sobre o pedido recebido, a empresa de Felipe precisará cobrar R$ 49.500,00 do cliente.

Curiosidade: Para descobrir o markup através do preço de venda e custo de um produto ou pedido, basta dividir o preço de venda pelo preço de custo.

Vejamos como ficaria a partir do nosso exemplo:

R$ 49.500,00/ R$ 33.000,00 = 1,5 ou simplesmente 50%

Como calcular o markup no Excel

Como comentamos no início deste artigo, vamos demonstrar agora, como calcular o markup dos seus produtos ou pedidos no Excel. Confira:

como-calculcar-markuo-no-excel

Na imagem acima, temos as seguintes informações:

  • Custo do pedido: R$ 33.000,00
  • Markup: 50%

Com base nessas informações, quais fórmulas foram utilizadas para preencher as colunas C e D do Excel?

Conforme demonstrado no tópico anterior, o cálculo é simples:

Na coluna C, utilizamos a seguinte fórmula:

=(A2*B2)

Ao multiplicar o custo do pedido pelo markup de 50%, encontramos o valor de R$ 16.500,00

Na coluna D, utilizamos a seguinte fórmula:

=(A2+C2)

Observando a fórmula utilizada, pode-se concluir que apenas somamos o custo do pedido, com o valor encontrado na coluna C para chegar ao preço final.

Agora que você já sabe o que é e como calcular markup no Excel, é hora de colocar o que você aprendeu nas suas planilhas de venda.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Smart Planilhas para mais tutoriais e novidades.

Deixe um comentário