Quer aprender a calcular quartil utilizando o Excel? No texto de hoje, vamos te explicar como utilizar a função do quartil nas planilhas do Excel. Siga conosco e DESCUBRA!
O que é Quartil no Excel?
O quartil ou quartis são valores que você, basicamente, pode dividir valores em pedaços menores de 25%. Onde, a parte que fica no meio é para o valor de mediana (média dos valores centrais). O 1º quartil representa 25% dos valores menores, o 2º quartil representa 50% dos valores e o 3º quartil representa 75% dos valores maiores.
Como calcular quartil no Excel
Para calcular quartil no Excel, existem diversas funções, porém, para facilitar, vamos utilizar a função conhecida como “QUARTIL.EXC”.
Passo a passo
Vamos utilizar para calcular um exemplo fictício de número de matrículas feitas em uma academia durante uma semana.
- Segunda-feira- 2 alunos;
- Terça-feira – 1 aluno;
- Quarta-feira – 7 alunos;
- Quinta-feira- 5 alunos;
- Sexta-feira- 3 alunos;
- Sábado – 1 aluno;
- Domingo – 3 alunos;
Esses números acima, são apenas para o exemplo, você pode substituir pelos números que desejar que aplicando a fórmula irá encontrar os quartis corretos.
Primeiramente, digite os valores em uma coluna dentro na planilha, um número embaixo do outro;
1º Quartil
- Agora, vamos calcular o 1º quartil, para tal, você deve digitar a função “=QUARTIL.EXC” em uma cédula em branco da planilha do Excel.
- Imediatamente após a função abra parêntese (“(“) e em seguida selecione os 7 valores.
- Depois disso, digite ponto e vírgula (“;”), seguido do número 1;
- Irá aparecer na tela a informação (…) 1 – Primeiro quartil (25th percentil), indicando que é o cálculo do 1º quartil, (…) 2 – Segundo quartil (50th percentil), indicando que é o cálculo do 2º quartil e (…) 3 – Terceiro quartil (75th percentil), indicando que é o cálculo do 3º quartil;
- Basta clicar no “Enter” para encontrar o valor correspondente ao 1º quartil. No caso do exemplo, o resultado é 1.
2º quartil
- O segundo quartil representa o valor central, para calculá-lo é bastante semelhante ao passo acima;
- Em uma cédula em branco, você digita a função “=QUARTIL.EXC”, abre parêntese (“(“);
- Seleciona os números;
- Digita ponto e vírgula (“;”) e o número 2, para fazer o cálculo do 2º quartil;
- Como no 1º quartil, basta clicar no “Enter”, que será calculado o valor do 2º quartil. No caso do exemplo, o número é o 3.
3º quartil
- Para calcular o 3º quartil, o processo é basicamente o mesmo, porém na hora de aplicar a função, após o ponto e vírgula (“;”) basta colocar o número 3, para calcular o 3º quartil. No exemplo, o valor é 5.
Conclusão
No texto de hoje, aprendemos o que é quartil e como calculá-lo no Excel. Agora, se você deseja planilhas completas que façam cálculos mais complexos, contendo ou não o quartil, você deve acessar o site da Smart Planilhas, lá você encontrará planilhas grátis e planilhas completas para determinados fins, como a planilha de controle de vendas, por exemplo. Acesse o site e conheça.