...

Como criar Gráfico de Barras e Colunas no Excel

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre gráficos de coluna. Sempre gera confusão se estamos falando de gráficos de barras ou de colunas. Este é o gráfico de barras, e este é o gráfico de colunas. Eles têm uma formatação semelhante. Então, vamos discutir como trabalhamos com eles. Selecionamos uma tabela de vendas em duas unidades: São Paulo e Rio de Janeiro. O primeiro gráfico que vamos criar será um gráfico de barras mostrando o valor vendido a cada mês na unidade de São Paulo.

Para fazer isso, selecionamos o intervalo de meses de janeiro a dezembro e a unidade de São Paulo. Em seguida, clicamos em “Inserir” no menu superior e escolhemos a opção “Gráficos Recomendados”. Selecionamos o gráfico de barras e confirmamos. Agora temos um gráfico com o título “São Paulo”, e o eixo Y mostra uma escala que vai até R$ 100.000 para abranger todos os valores de faturamento. Abaixo, temos os meses de janeiro a dezembro, representando os valores de São Paulo.

Gráfico-Faturamento-São-Paulo

Ao selecionar o gráfico, o Excel exibe a guia “Design do Gráfico” no centro. Aqui, temos vários estilos de gráficos que podemos aplicar. Vamos explorar como personalizar cada elemento disponível.

Quando selecionamos o gráfico, o Excel nos oferece a opção de adicionar ou remover elementos dele, como eixos, rótulos, tabela de dados, linha de grade, legenda e linha de tendência. Podemos personalizar cada um desses elementos.

Gráfico-Opções-de-Formatação

Hora de formatarmos o gráfico

Sendo assim, vamos formatar as barras, tornando-as mais largas e adicionando rótulos de valor. Os rótulos estavam muito grandes, então os formatamos para mostrar apenas os números, sem o símbolo monetário, e diminuímos o tamanho da fonte para uma melhor visualização.

Formatação

Além disso, podemos personalizar as cores das barras. Selecionando as barras de São Paulo, escolhemos um preenchimento de gradiente, definindo uma cor verde para ambas as barras e tornando a barra do Rio de Janeiro transparente. Também tornamos a linha de grade menos visível.

Para adicionar uma nova série para as vendas do Rio de Janeiro, selecionamos o intervalo de dados e, em seguida, copiamos e colamos na área do gráfico. Adicionamos uma legenda para distinguir entre as unidades.

Gráfico-Personalizando

Outra opção é alterar o tipo de gráfico. Experimentamos um modelo 3D e gráficos empilhados para comparar os valores de ambas as unidades e suas proporções em relação aos meses.

Modelos

Por fim, removemos elementos como eixo Y, parte inferior, legenda e adicionamos uma tabela de dados para uma visão resumida das informações.

Gráfico-e-tabela

Portanto, existem várias maneiras de personalizar gráficos de coluna no Excel. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. Até a próxima!