Como fazer controle de alerta de vencimento no Excel

Olá, turma! Hoje, vamos criar uma planilha para o controle de vencimentos de contratos e documentos. Isso facilitará o acompanhamento de datas importantes. Começaremos com uma tabela de vencimentos, contendo uma coluna para os itens a serem controlados e suas respectivas datas de vencimento.

Bora criar o alerta de vencimento!

Para realizar esse controle, é essencial ter a data atual como referência. Podemos obtê-la usando a função “HOJE” sem parâmetros, que nos fornece a data atual. Por exemplo, hoje é 1/11/2023.

Agora, para calcular quantos dias faltam até o vencimento de um item, subtrairemos a data de vencimento da data atual. O Excel nos diz que faltam 53 dias para o fim do contrato de internet com data de vencimento em 24/12/2023.

Dias para vencimento

Para determinar a situação de um item, usaremos a função “SE”. Se os dias para o vencimento forem menores ou iguais a zero, o contrato estará vencido, então exibiremos “Vencido”. Caso contrário, exibiremos “Ok”. Assim, sabemos facilmente se o contrato está vencido ou não.

Determinando a situação do Vencimento

Além disso, podemos adicionar formatação condicional para destacar a coluna “Situação”. Por exemplo, podemos realçar em vermelho os itens vencidos e em verde os itens Ok.

Vencimento Formatação Condicional

Sendo assim, vamos adicionar um exemplo com uma data atual posterior à data de vencimento. Se a data atual for 25/12/2023, o Excel nos dirá que o contrato já venceu, mostrando “Vencido” na coluna “Situação”.

Outro aspecto interessante é a adição de uma formatação condicional para a coluna “Situação”. Podemos usar ícones para representar quantos dias faltam para o vencimento de um item, como barras de progresso. Por exemplo, podemos configurar as barras para preencher a partir de 30 dias, ficarem parcialmente preenchidas de 20 a 30 dias e ficarem vazias abaixo de 10 dias.

Uma funcionalidade interessante!

Dessa forma, imagine que você precisa acompanhar um documento que vencerá em um período mais longo, como uma carteira de habilitação. Podemos adicionar uma coluna para mostrar quantos meses faltam para o vencimento. Para fazer isso, usamos a função “DATADIF” para calcular a diferença em meses entre a data atual e a data de vencimento.

Vencimento Função DATADIF

Isso permite que você tenha uma visão clara do prazo que resta até o vencimento de diversos itens, desde contratos até documentos pessoais. E assim, você pode manter um controle eficaz sobre todas as datas importantes em uma única planilha.

Personalizações finais

Espero que essas dicas tenham sido úteis! Até a próxima!