...

Como Fazer ProcX com Linha e Coluna no Excel?

como-fazer-procx-com-linhas-e-colunas

Veja a seguir a Função PROCX. Esqueça agora a função ProcV, porque ele acaba de morrer. A partir de agora, ensinaremos a você passo-a-passo Como Fazer ProcX com Linha e Coluna no Excel ? Tudo isso de forma fácil e rápida de ser compreendida. Entretanto, é necessário estar constantemente praticando.

Para melhor compreensão, usamos uma Planilha de exemplo, com um tema de assunto. Observe:

Como Fazer ProcX com Linha e Coluna no Excel?

Contudo, antes de explicarmos o PROCX, é imprescindível explanar de forma clara como funciona o ÍNDICE e CORRESP. Pois, a partir daqui, deixa mais facilitado para entender o PROCX. Vamos portanto, ler os argumentos do INDICE E CORRESP.

=CORRESP(valor_procurado; matriz_procurada; [tipo_correspondencia])

Na imagem acima, selecionamos o valor procurado, que no exemplo é o “ID”.

Após isso, inserimos a “Matriz Procurada”, que é a coluna do ID no exemplo citado acima.

E então digitamos “0”. =CORRESP(I13;B7:B19;0)

=CORRESP(I14;C6:E6;0)

Agora descobrimos a Linha e a Coluna. Contudo, ainda não acabou, queremos achar o valor. Portanto, usamos a função ÍNDICE.

=ÍNDICE(matriz; núm_linha; [núm_coluna])

Veja o exemplo abaixo:

Função PROCX

Como você pode observar, fizemos uma forma de busca com ÍNDICE e CORRESP. Agora que você entendeu, como funciona tais funções, veja então, PROCX.

A função PROCX, tem os seguintes argumentos:

=PROCX(pesquisa_valor; pesquisa_matriz; matriz_retorno; [se_não_encontrada]; [modo_correspondência]; [modo_correspondência]; modo_pesquisa])

Portanto, só exibindo os atributos dificilmente você entenderá. Entretanto, mostraremos o conceito de cada argumento citado acima:

Então, veja a imagem abaixo:

Primeiramente, devemos lembrar o CORRESP. No primeiro argumento eu “digo” para o Excel que valor procurar, e já no segundo, onde procurar.

Na matriz de retorno, fazemos outro PROCX. Porquanto neste item, vamos descobrir a coluna. Colocamos o que queremos pesquisar no primeiro atributo e em seguida, onde está localizado este dado. Sabendo disso, ele irá retornar a matriz, que é a tabela inteira.

E então, fechamos o parênteses e teremos o resultado.

BAIXE A PLANILHA:

https://smartplanilhas.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Aula-18.xlsx

Deixe um comentário