Matriz SWOT: Descubra o que é e como montar

Você já ouviu falar na análise ou matriz SWOT? Sabe como ela funciona e a sua importância para as organizações?

Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer todos os detalhes por trás da matriz, SWOT, desde sua teoria, até um passo a passo para montar esta matriz na sua empresa.

A matriz SWOT é uma das ferramentas de análise e gestão de negócios mais utilizada pelas empresas. A sigla SWOT tem origem no inglês, mais precisamente nas seguintes palavras:

  • Strengths = Forças; 
  • Weaknesses = Fraquezas; 
  • Opportunities = Oportunidades; 
  • Threats = Ameaças;

Para que possamos entender mais sobre a matriz SWOT vamos desvendar os detalhes de cada letra de sua sigla. Mas, antes é preciso que você saiba que a matriz SWOT também é dividida em fatores internos e externos.

Considera-se como internos os fatores “Forças” e “Fraquezas” e como fatores externos as “Oportunidades e “Ameaças”. Essa divisão ocorre pois, na prática os fatores internos podem ser controlados pela própria empresa, enquanto que os fatores externos estão condicionados a diversas variáveis de mercado que em geral fogem do controle das empresas.

Para que esta lógica fique mais clara, vamos estudar com mais detalhes o significado de cada uma das palavras dentro da matriz SWOT?

Fatores Internos

Forças: As forças são fatores internos positivos e que contribuem para que a empresa permaneça em posição de destaque e a frente dos seus concorrentes. Podemos elencar diversos pontos fortes para uma organização, como por exemplo, uma boa carteira de clientes, um time de profissionais capacitados, uma logística eficiente, dentre outros fatores.

Fraquezas: Fraquezas são fatores internos e que de alguma forma contribuem para que a empresa fique em situação de desvantagem no mercado. Como por exemplo, a falta de recursos financeiros, capital de giro e o endividamento.

No entanto, como são fatores internos à organização eles podem ser controlados e a fraqueza consequentemente superada. No caso de uma empresa endividada, podemos superar esta fraqueza de diferentes formas, como por exemplo com a renegociação de dívidas, otimização e redução de custos ou com a entrada de novos investidores.

Fatores Externos

Oportunidades: As oportunidades são fatores externos positivos e que quando aproveitadas podem gerar ótimos benefícios para as empresas. Podemos citar como uma oportunidade a mudança de hábitos de consumo dos clientes, por exemplo.

A sociedade passa por constantes mudanças de hábitos de consumo, logo as empresas que percebem primeiro essas mudanças, enxergam uma oportunidade para sair na frente da concorrência.

No entanto, como podemos notar as oportunidades surgem do ambiente externo para dentro e portanto não podem ser controladas pelas empresas.

Ameaças: As ameaças são fatores externos que podem comprometer os resultados e os negócios de uma empresa e que em geral não podem ser controlados por ela, como por exemplo, o lançamento de uma nova legislação por parte do governo que aumente a carga tributária sobre os seus produtos e serviços.

Logo, como o governo possui o controle da legislação tributária, a empresa não tem poder para tomar qualquer atitude que possa reverter ou afastar essa ameaça.

Como montar a Matriz SWOT

Agora que você já conhece toda a teoria por trás da matriz SWOT, o significado de suas letras e os fatores internos e externos é hora de aprender a montar a matriz através de um passo a passo bem simples!

Passo 1 – Montagem da Matriz:  No primeiro passo você deve montar uma tabela com 4 quadrantes. Logo após escrever no lado esquerdo da tabela “Fatores Internos e “Fatores Externos”.

Posicione os fatores internos nos dois quadrantes da primeira linha e os fatores externos nos dois quadrantes da segunda linha. Por fim, faça as indicações de cada coluna. A primeira coluna de quadrantes deve ser reservada para os fatores positivos e a segunda coluna para os fatores negativos.

Passo 2 – Posicionando as variáveis no quadro: Após montar a matriz, é hora de posicionar as variáveis no quadro:

  • Quadro superior esquerdo: FORÇAS
  • Quadro superior direito: FRAQUEZAS
  • Quadro inferior esquerdo: OPORTUNIDADES
  • Quadro inferior direito: AMEAÇAS

Passo 3 – Listando as forças e fraquezas: Com a matriz já montada, agora é hora de identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Identifique cada uma delas com base em muita análise e observação.

Após listar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças será muito fácil analisar todas as variáveis que giram em torno dos negócios.

Logo, os gestores terão maiores subsídios para tomar decisões que contribuam para o desenvolvimento dos negócios da empresa. 

Matriz SWOT: Considerações Finais

Através da matriz SWOT, é possível potencializar as forças da empresa e ao mesmo tempo minimizar as fraquezas. Também é possível aproveitar oportunidades e de alguma forma buscar medidas preventivas contra possíveis ameaças externas.

Por fim, podemos concluir que a matriz SWOT é uma excelente ferramenta para análise e gerenciamento de diferentes fatores dentro de uma organização. 

E você, o que pensa sobre a matriz SWOT, essa metodologia já é utilizada na sua empresa?

Deixe um comentário