Indicadores financeiros para pequenas empresas: conheça os 6 mais utilizados

Os indicadores financeiros facilitam a tomada de decisão e a escolha das melhores estratégias para impulsionar os negócios

Você resolveu empreender, mas tem dúvidas de como administrar o seu negócio, sobretudo a parte financeira dele? Pode até não parecer, mas cuidar da saúde financeira da sua empresa é mais simples do que parece, pois existem vários indicadores financeiros que podem ajudá-lo nessa missão. Então que tal conhecer os mais praticados pelo mercado?

Indicadores financeiros: o que são?

A princípio, indicadores financeiros são dados estatísticos baseados em informações sobre o seu negócio. Eles ajudam o empreendedor a avaliar o desempenho da sua empresa, comparando os resultados passados com os atuais. A partir de então, é possível traçar estratégias para o futuro, de forma a alcançar os objetivos organizacionais.

Ao analisar cuidadosamente os números (indicadores), o dono de um negócio consegue ter mais clareza para tomar decisões que visem a tornar a empresa mais competitiva no mercado em que atua.

6 indicadores financeiros fundamentais para pequenas empresas

Confira a seguir os principais indicadores financeiros adotados pelas pequenas empresas. Com eles, você certamente conseguirá avaliar a saúde financeira do seu negócio, como em que pontos ele está indo bem e em que pontos precisa melhorar para ter mais lucratividade.

1. Fluxo de caixa

Inegavelmente o fluxo de caixa é um dos índices financeiros mais simples para se analisar. Afinal, ele trata basicamente dos valores que entram e saem da sua empresa em um determinado período, através do recebimento e do pagamento de despesas.

Esse indicador possui a finalidade de possibilitar que o empreendedor faça uma análise profunda sobre as finanças da empresa, como por exemplo conhecer as fontes de entrada e de saída de dinheiro. Assim, é possível verificar se as operações da empresa estão gerando caixa (dinheiro) suficiente para cumprir com as obrigações financeiras do negócio.

Entretanto, o fluxo de caixa vai muito além do que simplesmente analisar os lucros da empresa. Isso porque ele também permite que o empreendedor tome decisões mais acertadas sobre investimentos para alavancar os negócios sem contrair dívidas.

2. Custos fixos e custos variáveis

Semelhantemente ao fluxo de caixa, os custos fixos e variáveis são indicadores financeiros de fácil compreensão. Inclusive, para registrá-los não é preciso sequer um sistema complexo, pois basta uma planilha eletrônica para começar a analisar.

Até mesmo porque quando falamos em custos, falamos em despesas. Logo, esse é um termo fácil de ser compreendido, mesmo por quem não tem muito conhecimento de contabilidade. Basta ter em mente que os custos fixos são aqueles que se referem às contas fixas do negócio, como aluguel, pagamento de funcionários, impostos, internet e despesas com limpeza, por exemplo.

Já os custos variáveis são os gastos que, como o próprio nome sugere, variam de acordo com a demanda da produção da empresa. Entre eles, podemos citar combustível, água, luz, comissões, matérias-primas, gastos com manutenção de equipamentos entre outros.

Apesar de serem indicadores comuns no dia a dia de qualquer negócio, conhecê-los é de fundamental importância. Afinal, é através deles que o empreendedor consegue saber quanto a empresa tem que produzir para conseguir cobrir suas despesas e, claro, obter lucro. Ou então, adotar estratégias de crescimento ou contenção de despesas, caso os custos estejam muito altos.

As contas fixas e variáveis de uma empresa também são importantes indicadores financeiros
As contas fixas e variáveis de uma empresa também são importantes indicadores financeiros. Fonte: Freepik

3. Retorno sobre investimento (ROI)

Enquanto isso, o ROI (Return On Investment em inglês), é um índice que mostra o lucro obtido pela empresa com um determinado investimento. Através dele, o empreendedor consegue visualizar se ele foi bem-sucedido ou não e se vale a pena continuar investindo nele. O ROI é determinado pela seguinte fórmula:

ROI = (total ganho – total investimento) / total investido.

Suponhamos que com determinado investimento você tenha obtido uma receita de R$ 10.000, mas tenha gastado nele R$ 6.000. Então:

ROI = (R$ 10.000 – R$ 6.000)/R$ 6.000

= 4.000/6.000 = 0,66

Ou seja, você obteve um retorno de 66% sobre o valor investido, o que é bom. Aliás, essa é justamente a vantagem do ROI, ajudar você a analisar todos os investimentos realizados em seu negócio. Assim, poderá compreender qual deles é mais vantajoso e que, portanto, podem ser repetidos para ajudar o crescimento da empresa.

4. Endividamento

Embora seja uma realidade bem comum para a maioria das pequenas empresas, o endividamento pode ser evitado com um indicador financeiro próprio. Inclusive, ele permite que o empreendedor saiba se tem mais dinheiro nas mãos de terceiros do que propriamente dito, em caixa ou em ativos.

Calcular o nível de endividamento de uma empresa é muito simples, embora infelizmente seja um dos indicadores financeiros ignorado por muitos. Para calcular, basta pegar o total do passivo e dividir pelo total do ativo.

Só para exemplificar, o passivo é formado por tudo o que a empresa deve, como por exemplo, contas a pagar, financiamentos e fornecedores. Já o ativo é formado por tudo aquilo que representa valor (financeiro) para a empresa. Nesse sentido, temos o dinheiro em caixa, em bancos, estoque, máquinas e equipamentos.

Confira a seguir um exemplo prático. Vamos calcular o nível de endividamento da Empresa X, que possui um total de ativos avaliado em R$ 50.000, R$ 7.000 de contas a pagar, R$ 4.000 de financiamentos e R$ 3.500 de fornecedores:

PASSIVO / ATIVO = (R$ 7.000 + R$ 4.000 + R$ 3.500) / R$ 50.000

= R$ 14.500 / R$ 50.000 = 0,29 = 29%

Em outras palavras, 29% de tudo o que a Empresa X tem está nas mãos de terceiros. Em contrapartida, 71% é formado por recursos próprios, o que é excelente!

5. Capital de giro

Enquanto isso, o capital de giro, assim como os demais índices já abordados, também é um dos indicadores financeiros que todo dono de pequena empresa deve acompanhar para ter êxito em seus negócios. Até mesmo porque esse índice informa ao empreendedor o quanto de dinheiro sobra para a empresa após o pagamento de todas as contas a pagar no período.

Cabe ressaltar que embora óbvia, essa é uma informação importante. Afinal, trata-se dos recursos que a empresa tem disponível para custear as suas operações e garantir o funcionamento delas.

6. Market share

Por fim, temos o indicador Market Share, mais conhecido como fatia de mercado. Trata-se, na realidade, de um dos indicadores financeiros essenciais para pequenas e médias empresas, já que as ajuda na compreensão de qual é a parcela de mercado atendida por elas.

Assim, fica fácil saber se ela lidera o mercado em que atua (a nível regional ou nacional) ou se precisa melhorar o seu desempenho para expandir os seus negócios.

E agora que você já conhece os indicadores financeiros ideais para pequenas empresas, já pode utilizá-los para definir estratégias e tomar as melhores decisões para o seu negócio.  Clique aqui e conheça as soluções da Smart Planilhas para gerenciar as finanças da sua empresa.

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