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Principais ferramentas de gestão da qualidade

Você já conhece as principais ferramentas de gestão da qualidade e de processos, negócios ou projetos? Se sim, saberia identificar a contribuição de cada uma delas para a gestão dos seus negócios? 

Na gestão de empresas e negócios, é possível utilizar uma ou todas as ferramentas que serão apresentadas neste conteúdo. Cada ferramenta possui a sua aplicação e forma de contribuir para o planejamento e também para os resultados de uma empresa. 

Conheça as 8 ferramentas de qualidade que apresentaremos neste conteúdo:

1.Carta de Controle

2.Diagrama de Pareto

3.Diagrama de Dispersão

4.Diagrama de Ishikawa

5.Fluxograma de processos

6.Folha de verificação

7.5 Porquês

8.Histograma

1.Carta de Controle

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A carta de controle ou gráfico de controle é uma ferramenta de gestão da qualidade que tem como objetivo contribuir para o acompanhamento visual de diferentes processos e suas alterações.

O gráfico de uma carta de controle é formado basicamente por duas faixas, uma superior e outra inferior que recebem o nome de limite de controle. Além dos limites, existe um gráfico que registra a variação do processo monitorado. 

O ideal é que esse gráfico não ultrapasse as linhas de controle, pois quando uma das linhas de controle é ultrapassada, temos o indicativo visual de um número excessivo de problemas no processo sob acompanhamento.

2.Diagrama de Pareto

Por sua vez, o Diagrama de Pareto foi desenvolvido com o objetivo de permitir a análise e identificação de relações de causa e efeito, permitindo que gestores e analistas de gestão da qualidade identifiquem os problemas que mais afetam os processos de determinada organização e as suas respectivas causas.

O Diagrama de Pareto, leva o nome do seu criador, Vilfredo Pareto, que ainda no século XIX que em geral 20% dos itens geram 80% dos resultados, sendo portanto de grande importância, enquanto que outros 80% dos itens geram apenas 20% dos resultados, possuindo menor importância dentro de um processo.

Para facilitar a sua compreensão, imagine que você tenha uma loja de peças para veículos e deseja saber quais são as peças que mais vendem e mais geram retorno para a sua empresa. Caso essas peças faltem em estoque, a sua loja possui um grande problema.

O Diagrama de Pareto é capaz de lhe apresentar essa informação, contribuindo para que os produtos que mais oferecem retorno para a sua loja nunca faltem em estoque.

Vale destacar, que a situação abordada no tópico anterior, é apenas uma das possibilidades de emprego do Diagrama de Pareto, que devido a sua versatilidade pode ser empregado em diversas situações.

3.Diagrama de Dispersão

gráfico de dispersão

O Diagrama de dispersão possibilita a análise e correlação entre duas variáveis, permitindo a fácil identificação dos efeitos de uma ação sobre outra.

Para facilitar o seu entendimento, vamos a um exemplo:

Imagine que o Ministério da Saúde deseja avaliar a eficácia de determinada campanha de vacinação, usando como parâmetro o percentual de vacinação da população em cada cidade.

A campanha de vacinação está ou não gerando resultados favoráveis e uma redução significativa no número de contaminados pela doença alvo da vacina? Será que a aplicação de um maior volume de vacinas estaria realmente contribuindo para a redução do número de contaminados?

Dessa maneira, o gráfico de dispersão mostraria se existe, ou não uma correlação, e se as cidades que mais vacinaram a sua população, conseguiram reduzir o número de contaminados pela doença em estudo.

4.Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “compreender” melhor um processo ou um problema.

No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar contribuindo para determinado efeito, permitindo uma análise de cada efeito e suas principais causas.

Para facilitar o seu entendimento, vamos a um exemplo: 

Imagine, que logo após a decolagem um avião caiu e você foi escolhido para investigar as causas do acidente. Com a ajuda do diagrama de Ishikawa, você poderia mapear” os principais fatores que podem ter contribuído para o acidente, como por exemplo:

  • Problemas de infraestrutura;
  • Equipamentos;
  • Pessoal;
  • Controle de voo;

Cada fator pode conter diversos aspectos diferentes, que serão anexados abaixo dos fatores principais, como por exemplo, pista defeituosa, que poderíamos inserir em Problemas de Infraestrutura ou cansaço, que poderíamos incluir dentro dos Problemas de Pessoal.

Com todas as possíveis causas que levaram ao efeito mapeadas, a investigação tornaria-se mais simples e assertiva.

5.Fluxograma de processos

fluxograma

O Fluxograma é a principal ferramenta de mapeamento e desenho de processos. Sendo, portanto, muito utilizado, para descrever, de modo gráfico, um ou mais processos.

Na sua elaboração são utilizados símbolos e linhas, organizadas de forma hierarquizada e padronizada, facilitando a visualização de um processo como todo e consequentemente a sua análise e elaboração de propostas de mudanças.

6.Folha de Verificação

Folha de Verificação

Uma folha de verificação é um instrumento de gestão da qualidade utilizado para a coleta de dados, com o objetivo de permitir o melhor entendimento de um ou mais processos.

Em síntese, podemos dizer, que a folha de verificação é o ponto de partida da gestão da qualidade, pois os dados coletados por ela, podem ser utilizados nas demais ferramentas.

7. 5 Porquês

Como o próprio nome denuncia, a ferramenta dos 5 Porquês é baseada em 5 perguntas que nos ajudam a entender a causa raiz para um problema ter ocorrido.

Veja um exemplo:

Problema – Peça defeituosa

1.Por que? Resultou de um problema no processo produtivo?

2.Por que? Ocorreu uma avaria no equipamento.

3.Por que? Não foi realizada a manutenção preventiva do equipamento.

4.Por que? A manutenção do equipamento não estava inclusa no plano.

5.Por que? O manual do fornecedor do equipamento não previa a necessidade dessa manutenção.

8.Histograma

Histograma-gestão-da-qualidade

Por fim, temos o histograma, um gráfico de barras que auxilia na análise da frequência dos dados.

Qualquer pessoa que já tenha feito um gráfico em uma planilha do Excel, certamente já teve a oportunidade de conhecer um histograma. Gráfico intuitivo e que por sinal, pode ser utilizado em diversas aplicações.

Estamos chegando ao final deste conteúdo, mas não deixe de continuar acompanhando o nosso blog.

Em breve divulgaremos uma super planilha com todas as ferramentas de gestão da qualidade listadas nesse conteúdo, aqui mesmo no site da Smart Planilhas.

Até a próxima!

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