Primeiramente, neste tutorial será explicado de forma prática e detalhada o que você precisa saber sobre duas Fórmulas, CONTSE e CONTSES. Muito utilizadas para contar valores seguindo um critério, que é o caso do CONTSE, ou seguindo um ou mais critérios, como o CONTSES.
Essas duas fórmulas CONTSE e CONTSES são funções estatísticas e, por isso, é possível realizar vários cálculos e análises de contagem.
O conceito de contagem no Excel já é comum e são uma das funções mais utilizadas em qualquer ambiente no mundo todo.
Além disso, é possível contar através de diversas fórmulas no Excel, como o CONT.VALORES, CONT.NÚM e CONT.VAZIOS, por exemplo.
Essas fórmulas representam meios de contagens importantes no Excel e formam a essência desse grupo de fórmulas estatísticas para contar.
Porém, são fórmulas que se limitam apenas a realizar contagens de determinadas células selecionadas, não possuem algo a mais ou algum outro atributo que as torne capazes de refinar as contagens e de aprimorar uma análise.
Mas com o acréscimo de condições para contagem, como é o caso das Fórmulas CONTSE e CONTSES, isso é possível.
Com essas fórmulas, você será capaz de criar contagens, escolhendo o que você quer contar especificamente dentro de uma tabela com diversos itens diferentes.
Portanto, neste tutorial você vai aprender tudo que precisa saber para dominar essas fórmulas. Nos tópicos a seguir você verá mais detalhadamente sobre essas fórmulas de contagem com condições.
O que é a fórmula CONTSE?
Basicamente, a fórmula CONTSE serve para contar qualquer valor, número, texto em um intervalo de tabela, de acordo com um critério que será o item que está contido no intervalo de células que você deseja contar.
A sintaxe da fórmula é essa: =CONT.SE(A1:A100;”produtox”).
Você pode contar, entre vários itens, quantas vezes um determinado item se repete e, assim, saber a quantidade exata daquele item no meio de vários outros itens.
Não importa se essa tabela tem 10 ou 1.000 itens, o CONTSE irá retornar somente o item que você usar como critério.
Mas para que o CONTSE conte exatamente o que você deseja, é preciso descrever o critério corretamente, ou seja, exatamente como está contido no intervalo de critérios.
Então, é possível usar o critério de duas formas, selecionando a célula onde está o nome do critério que deseja contar ou digitando na própria fórmula o nome do critério entre aspas.
Exemplificando, imagine um colaborador do setor de estoque de uma empresa, em que precisa contar a quantidade de determinados itens diariamente.
Ou então, imagine que você precisa contar um determinado produto de uma lista de compras, onde esse produto se repete várias vezes, de acordo com a quantidade de vezes que esse item foi comprado durante um mês.
O CONTSE pode fazer essa contagem de forma simples e rápida, facilitando a vida e o trabalho de quem o utiliza.
Então, para explicar na prática como essa fórmula pode ser útil para seu dia a dia, veja a seguir um exemplo prático de como usar o CONTSE.
Exemplo prático com a fórmula CONTSE:
Neste exemplo com a fórmula CONTSE, será usada a mesma tabela do exemplo da fórmula SOMASES, mas nesse caso, será contado quantas vezes houve pedido para o produto uva, ou seja, independente da quantidade de cada pedido, o que a fórmula irá retornar é quantas vezes o produto uva tirado pedido.
Portanto, o critério da contagem será “uva” e, pela lógica, o intervalo a ser buscado este critério será a coluna C, de produtos e não a coluna de quantidade, como já explicado acima.
Passo 1: primeiro digite a fórmula CONTSE na célula em que deseja retornar a contagem de quantas vezes o produto uva se repete na tabela.
Etapa 2: depois selecione o intervalo de células que busca contar, que será a coluna de produtos.
Passo 3: por fim, digite entre aspas a palavra “uva”, dessa forma e sempre atentando a como essa palavra está no intervalo selecionado na tabela, pois o nome do critério tem que estar igual para que seja possível lê-lo no intervalo e contá-lo de maneira exata.
Assim, na ilustração abaixo, esse exemplo ficou desse jeito:
O que é a fórmula CONTSES?
Com a fórmula CONTSES é possível contar determinado item com base em mais de uma condição, diferente da CONTSE que só permite contar com base em apenas um critério.
A CONTSES é bem parecida e tem a mesma lógica dessa fórmula citada, mas além de possuir essa diferença de números de condições, sua sintaxe também se diferencia um pouco da CONTSE.
Veja no exemplo abaixo como é formada sua sintaxe ou estrutura de fórmula:
Como visto acima, é uma estrutura simples e, após o critério1, se for preciso inserir mais critérios na fórmula é só selecionar o intervalo de critérios 2 e em seguida depois do sinal de “;” digitar o critério 2.
De forma básica, o intervalo de critérios é a coluna em que estão contidas as informações e o critério é a informação que definirá a contagem.
Esses 3 pontinhos após o critério 1 determina que podemos acrescentar inúmeros critérios na fórmula CONTSES, quantos forem preciso utilizar dependendo da complexidade da situação que queira contar e analisar.
Então, será visto no exemplo abaixo, como é simples utilizar a função de contagem com um ou mais de um critério, CONTSES.
Exemplo prático com a fórmula CONTSES:
Será usado o exemplo da tabela usada na fórmula CONTSE, porém, iremos contar quantas uvas foram tiradas pedidos no estado do Rio de Janeiro.
Então, o intervalo de critérios 1 será a coluna de produtos e o intervalo de critério 2 será a coluna de estados.
Passo 1: então, o primeiro passo será selecionar a coluna C (Produto);
Etapa 2: digite entre aspas o produto “uva”;
Passo 3: selecione a coluna D (Estado);
Etapa 4: digite entre aspas o estado “RJ”.
Abaixo você pode ver a ilustração desse exemplo:
O resultado, como pode-se ver na imagem acima, foi 3 pedidos do produto uva no estado do Rio de Janeiro.
Portanto, neste tutorial foi possível aprender como usar as Fórmulas CONTSE e CONTSES e ver, de forma simples, o quanto elas são importantes para o dia a dia profissional. Já que você chegou até aqui o que acha de aprender sobre as fórmulas SOMASSE e SOMASSES.