Growth Hacking
No mundo corporativo, um dos principais objetivos é o crescimento, essencial para a continuidade dos negócios, de forma rápida, criativa e pouco custosa.
Pois é preciso provar aos investidores, clientes e prospects que o modelo de negócio é sustentável a longo-prazo.
Pensando nisso, Sean Ellis, um empreendedor do Vale do Silício, deu início ao conceito de Growth Hacking, uma metodologia que se tem como proposta identificar oportunidades que possibilitem o crescimento para a empresa.
O que é Growth Hacking ?
É definido como um tipo de mentalidade relacionada com práticas de marketing digital. Consiste na criação de experimentos que envolve todos os espectros do Marketing Digital, explorando brechar, ou hacks, que possam levar o crescimento de forma rápida.
O profissional que atua como Growth Hacker, deve pensar além das vendas e faturamento, e sim compreender as metas da empresa e os resultados que se deseja alcançar, que possibilitem identificar os pontos críticos que precisam ser resolvidos.
Premissas do growth hacking
1) Crescer
É uma das premissas mais básicas do growth hacking, englobam processos como: aquisição, ativação, receita, retenção e indicação.
2) Métrica norte
É a métrica que define o crescimento da empresa ou algum problema para resolver. Ele é essencial para mante o foco das ações que importam.
Entre as métricas principais há: número de usuários ativos, leads qualificados, número de clientes, entre outros fatores, conforme irão definir o sucesso do negócio.
Mais uma vez, garanta que ela seja clara e óbvia, para o growth não ir pelo caminho errado.
3) Experimentos
São responsáveis pela operação de growth hacking, é por meio deles que irão descobrir o que funciona ou não funciona. Alguns dos testes mais utilizados são: Teste A/B, que testa algo que já existe de forma rápida. Outros testes utilizados são os Testes de Descoberta, que são testes de algo que nunca foi feito e que pode valer a pena.
As etapas do ciclo de Growth Hacking
Quando os objetivos e resultados chave da organização são reconhecidos, os modelos de alavancagem, é possível dar início às atividades que fazem parte desse ciclo, dividido em cinco etapas:
1. Brainstorming
Nessa etapa há a concepção e registro de ideias, na qual são levantadas diferentes hipóteses de acordo com:
- Os níveis de complexidade das propostas
- O tempo previsto para a implementação
- O tempo para efetividade
- Entre outros fatores importantes
2. Estabelecimento de prioridade
Após o processo de seleção inicial do Brainstorming, as ideias, ou insights, são estabelecidas em ordem de prioridade, selecionando quais serão transformadas em experimentos.
3. Documentação do experimento
É o processo mais importante do ciclo de vida de Growth Hacking que é quando as ideais são colocadas em prática. Durante a jornada, os dados são registrados, que possibilitem mensurar os resultados da ação.
Após todos os documentos detalhados, serão armazenadas as informações que ajudarão a definir os próximos passos.
4. Implementação de Testes
Essa etapa é fundamental para as etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos.
No caso do Growth Hacking é feito um teste mínimo viável (MVT), que consiste em fazer experimentos com o mínimo investimento de tempo e recursos, com a finalidade de buscar a validação das hipóteses de maneira rápida.
5. Análise de resultados e aprendizado
Ao final de cada ciclo de Growth Hacking, é fundamental que os resultados da estratégia sejam analisados, mapeando os erros, acertos e oportunidades de melhoria para os futuros projetos da área.
Growth Hacking: Uma metodologia para empresas inovadoras
Os resultados dessa prática são inúmeros benefícios, além de uma visão clara do modelo de negócio, o growth hacking proporciona um caminho de crescimento.
Na Smart Planilhas, conhecemos as possibilidades do Growth Hacking, assim como outras inúmeras estratégias que envolvem Inovação e Gestão.