Moda no Excel

como-calcular-moda-no-excel

Moda no Excel

Nesse post, ensinaremos de uma forma fácil e rápida como calcular moda no Excel. Além disso, como uma dica extra, apresentaremos como calcular média e mediana também. Bem como suas diferenças, pois muitos ainda confundem a ideia desses 3 cálculos de estatística. As 3 funções possuem muitas diferenças, e talvez nada em comum.

Antes de avançarmos para o Excel, precisamos saber, na matemática, o objetivo das 3 fórmulas e o que cada uma representa. Dessa forma, iremos mostrar a fórmula matemática e em seguida aplica-las no Excel.

Calculando MODA no Excel

A Moda nos permite encontrar o valor mais frequente em um conjunto de dados. Trazendo para a nossa linguagem, como o nome sugere, é o número que está na “moda”. Aquele número que mais aparece. No entanto, precisamos organizar de forma crescente o nosso conjunto de dados. Por exemplo:
Qual é a moda do conjunto: 1, 3, 5, 7, 3, 9?
Para resolvermos este problema, precisamos primeiramente, organizar de forma crescente(do menor para o maior):
1, 3, 3, 5, 7 e 9. Veja que o número mais frequente é o número 3. Organizamos de forma crescente, pois se em seguida precisarmos calcular a mediana ficará mais fácil. Mas para a moda não é necessário.

Em seguida, no Excel já é diferente, não iremos precisar ficar contando, e organizando um a um. Basta nós selecionarmos o intervalo de dados. Tudo isso usando a função MODO. Veja:

Moda no Excel
Moda no Excel

E temos então, como esperado, o resultado 3. Pois o número 3, é o valor mais recorrente no nosso intervalo. Agora confira, mediana e média.

Mediana

Muitos ainda confundem mediana com média, ou mesmo, até com moda. Mas a verdade, é que não são cálculos nenhum pouco parecidos. A mediana é o valor que separa a metade menor da metade maior. Em uma linguagem mais simples, é o valor que central, o valor do meio. Para calcular, podemos como dito anteriormente, organizar um conjunto de dados e achar o valor central. Por exemplo:
Calcule a mediana do conjunto: 5, 4, 1, 2, 2, 7, 9
Devemos primeiramente, organizar de forma crescente:

1, 2, 2, 4, 5, 7, 9. Veja que o algarismo central é o número 4. Portanto, ele é nossa mediana. Também temos o número 2, sendo o valor moda. No entanto, se tiver uma quantidade de números pares, precisamos pegar os 2 números do meio e dividi-los por 2. Veja por exemplo:
1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 7 – O conjunto já está no formato do menor para o maior, e veja que os números centrais são os 4’s. Então, somamos os dois números e dividmos por dois: 4+4/2 = 4. No Excel é um pouco diferente, vamos utilizar a função MED. E basta apenas selecionarmos o cojunto de dados. Observe:

Média no Excel

Por último temos a Média no Excel. Uma função bem simples, assim como as outras. Caso queira uma explicação mais elaborada fizemos um post exclusivamente dessa função. Lembrando que a função Média, apenas calcula a média aritmética no Excel, para os outros tipos de média, existem outros métodos/funções.

Utilizando então a função média, selecione o intervalo de dados que você quer calcular a média. Em seguida, pressione ENTER. Veja:

Viu como é fácil?! Mais dicas como essa você consegue encontrar em nosos canal do Youtube ou mesmo em nosso Blog.

Deixe um comentário