Planejamento Estratégico para pequena empresa
O planejamento estratégico agrega valor a todas as empresas. Independente do porte delas, faz parte de uma história de sucesso estruturar e implantar ações para um crescimento sustentável.
Ideias sobre delineamento empresarial evoluíram a partir da década de 50, quando o orçamento financeiro era a maior preocupação. Atualmente o universo empresarial vê a análise dinâmica como aspecto primordial no gerenciamento otimizado. As circunstâncias mudam e a capacidade de resposta das empresas, principalmente das pequenas empresas, importa e muito!
O que é planejamento estratégico?
A definição de planejamento estratégico assume várias formas, mas podemos afirmar que é um processo gerencial. Nesse processo a empresa traça um rumo a ser seguido, tendo como objetivo principal assegurar uma relação excelente com o ambiente em que ela está inserida.
Todas as empresas têm prioridades. As de menor porte não são exceção. Então, ao formular o planejamento estratégico, uma pequena empresa, além de determinar quais são essas prioridades, estabelece objetivos e planos de ação para alcançá-los.
Vale lembrar que o uso eficiente dos recursos disponíveis precisa ser um princípio básico a ser seguido durante a elaboração do planejamento. A energia potencial de uma empresa, que agregamos no termo recursos, está distribuída em três classes:
- humano
- material
- financeiro
Um planejamento estratégico bem construído visa a manutenção e a expansão desses recursos. Obviamente essa evolução está pautada em responsabilidade, transparência e percepção realista do próprio negócio e do mercado como um todo.
Benefícios do Planejamento Estratégico para pequena empresa
- Os recursos, estejam eles em qualquer categoria, são melhor alocados se as ações foram anteriormente submetidas a discussões e avaliações;
- Os colaboradores se mantêm motivados, uma vez participaram da construção das metas da empresa e da geração de propostas para executar essas metas;
- o empreendedor ganha possibilidade de estabelecer quais indicadores de desempenho serão necessários para uso;
- a empresa consegue corrigir decisões, fazer ajustes na gestão a partir da avaliação dos indicadores de desempenho;
- impacto menor das condições adversas externas, que naturalmente estão fora do controle do empreendedor.
Por quanto tempo e com qual frequência?
Acima de tudo, não existe uma duração pré-definida para a elaboração do planejamento estratégico. Se a pequena empresa está na fase de abertura, o processo toma a forma de um Plano de Negócios. Ou seja, se ela está em estágio posterior a esse, os objetivos estão mais voltados para aumentar sua capacidade produtiva. Portanto, o período de dedicação a esse plano de gestão pode se estender por cinco meses ou mais.
Eventualmente, saiba que uma pesquisa do SEBRAE aponta que quanto mais longo é o prazo que a empresa se dedica ao planejamento estratégico, menores são as chances de seu fechamento no futuro.
É comum encontrar empresas reconfigurando seu planejamento estratégico a cada ano. No entanto, programar essa tarefa para dezembro, uma época proporcionadora de distrações, não é uma escolha sensata. Dessa forma, o ideal é inicia-lo em torno de setembro e concluí-lo no final de novembro. Em se tratando de empresas varejistas, cujas vendas se elevam em dezembro, o melhor é conduzir o planejamento estratégico depois do fechamento desse mês. É então, quando elas terão ciência real da receita daquele ano.
Conhecimento Leva à Elaboração do Melhor Planejamento Estratégico
Por fim, em muitas ocasiões os pequenos empreendedores assumem tarefas que seriam exercidas por equipes nas médias e grandes. Isso exige capacitação em múltiplas ferramentas aliadas à administração empresarial. Nós, da Smart Planilhas, te oferecemos cursos de Excel. Dominando essa ferramenta, você será capaz de produzir cronogramas e gráficos. E então construir o planejamento estratégico que sua empresa merece!