Planilha Cronoanálise Grátis em Excel
A planilha contém as seguintes funções:
Tabela: Alimente a tabela de acordo com o tamanho da sua amostragem. Lembre-se de converter os tempos coletados para o formato decimal, para obter assertividade nos cálculos.
Ritmo do operador: Após alimentar a tabela com seus dados, é necessário determinar o ritmo do operador. Para isso, você deve levar em consideração as seguintes observações:
Observação 1: se o ritmo do operador em questão for menor do que 100%, o tempo normal (TN) será menor que o tempo tempo observado (TO) , porque um funcionário em ritmo normal de 100% faria o trabalho em menos tempo, ou seja, mais rapidamente.
Observação 2: caso o ritmo seja maior do que 100%, o tempo normal (TN) será maior do que o tempo observado (TO), porque um funcionário em ritmo normal de 100% faria o trabalho em mais tempo, ou seja, mais devagar.
Após determinar o ritmo do operador, você então obterá o tempo normal (TN) da tarefa.
Tolerância
Levando-se em consideração que o operador terá algumas pausas em sua jornada de trabalho para beber água, ir ao banheiro ou até mesmo para descansar, você deverá determinar uma porcentagem de tolerância (%T) a mais em cima do tempo normal (TN) para que você possa obter o tempo padrão (TP) da operação.
Com o tempo padrão (TP) determinado, agora é hora de obter a capacidade produtiva de um operador. Apenas preencha no campo respectivo ao tempo disponível de trabalho quantas horas, minutos ou segundos disponíveis de trabalho sua empresa dispõe em um dia. Lembre-se de usar o mesmo parâmetro de tempo em toda a tabela. Neste exemplo, estamos considerando minutos como o padrão de análise.
Por fim, após obter a capacidade produtiva, preencha o campo correspondente à sua demanda. E você obterá a quantidade de funcionários necessários para o atendimento da mesma!
Agora que já conheceu o “Planilha Cronoanálise Grátis em Excel”, aproveite para conhecer nossas planilhas profissionais.