...

Indústria 4.0: como otimizar processos com baixo custo de investimento

Por indústria 4.0 compreende-se o termo usado para se referir à quarta revolução industrial

Felizmente, hoje em dia existem soluções baratas para automatizar processos empresariais. Saiba como aderir à indústria 4.0 com a Smart Planilhas

Integrar uma empresa à indústria 4.0 assusta muitos gestores porque parece um processo de alto custo. Entretanto, basta pesquisar um pouco que você descobre uma série de soluções econômicas com um custo-benefício vantajoso para vários setores.

Algumas soluções em planilhas digitais, por exemplo, mostram-se eficientes para automatizar os processos e diminuir tempo e economizar recursos. É uma pequena adaptação de baixo custo que aumenta o controle em micro, pequenas e médias empresas.

Mas afinal, o que é indústria 4.0?

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal, por indústria 4.0 compreende-se o termo utilizado para se referir à quarta revolução industrial. Ainda segundo o órgão, essa revolução industrial caracteriza-se pelo uso da tecnologia com o objetivo de unir o mundo físico, digital e biológico.

Nesse sentido, podemos compreender que a indústria 4.0 se utiliza da tecnologia em seus processos produtivos. Entre elas podemos citar a Inteligência Artificial, a Internet das coisas, Machine Learning, entre outras.

Neste caso, o principal propósito é automatizar os processos da sua empresa, de forma a reduzir custos e prazos de entrega. E ao contrário do que muitos pensam, investir em tecnologia não é tão caro assim. Felizmente, hoje em dia existem soluções de baixo custo para micro, pequenas e médias empresas que facilitam a vida dos gestores e beneficiam principalmente o consumidor final.

Por que fazer parte da indústria 4.0?

Talvez você esteja se perguntando: “Mas por que automatizar os processos da minha empresa?”.

Em primeiro lugar, porque isso reduz custos, economiza tempo e esforços da equipe. Afinal, em plena era tecnológica ter um funcionário que passa mais tempo dedicado a colher anotações do estoque do que à venda ou produção é um grande erro.

Além disso, entenda que o principal objetivo da indústria 4.0 é solucionar a gestão ineficaz e que pode estar prejudicando o crescimento da empresa. O estoque foi um exemplo simples, pois a falta de controle eficiente pode prejudicar diretamente o consumidor. Porém, cabe ressaltar que todos os setores da empresa se beneficiam com a tecnologia.

Nesse sentido, as planilhas eletrônicas se destacam porque se adequam aos processos de empresas menores. Além do baixo custo, são praticamente intuitivas e exigem pouco treinamento da equipe.

Planilhas eletrônicas e indústria 4.0

Há empresas que utilizam planilhas há muitos anos, afinal, este é um método bem conhecido de controlar finanças, estoques e processos.

Planilhas eletrônicas introduzem micro e pequenas empresas na indústria 4.0

Contudo, na indústria 4.0 existe uma grande diferença: elas são personalizadas e inteligentes. Desenvolvidas por especialistas, elas são muito úteis na automatização de processos cruciais para o crescimento da empresa. Confira alguns exemplos a seguir.

Controle de Manutenção

Um bom controle de manutenção é a melhor forma de acompanhar toda a empresa e evitar erros. Em uma empresa onde os equipamentos e máquinas integram o seu principal bem, a manutenção é importante para saber quando se deve atuar preventivamente ou corretivamente em algum deles.

Uma planilha eficiente neste caso deve conter uma série de dados, desde a última data da manutenção, o responsável, problemas encontrados e soluções. Esse “histórico” do equipamento permitirá entender caso ele apresente um novo problema ou precise inclusive ser trocado.

Esse cuidado também evita tornar-se refém da rotatividade da equipe, pois um funcionário que realizou a manutenção anteriormente pode ter ido embora. Já com a planilha, você não perde as informações e ainda tem a indicação de quando é hora da próxima manutenção.

Controle de EPI

Embora um dos grandes pilares da indústria 4.0 seja o uso da tecnologia, os EPIs continuam necessários, importantes e indispensáveis. Entretanto, a falta de controle pode gerar uma série de problemas, desde acidentes até gastos que poderiam ser evitados.

O controle dos EPIs não precisa ser complicado e pode ser automatizado também graças às planilhas certas. Você poderá ter mais controle do uso dos equipamentos, assim como a aquisição deles e o registro de uso dos funcionários.

Isso evitará que algum setor fique sem atividade por falta de EPI, por exemplo, causando mais custos e atrasos à empresa. Da mesma forma, caso os equipamentos danifiquem ou sejam perdidos, o gestor poderá procurar onde está o problema.

Controle de estoque

Além dos setores citados anteriormente, o estoque sem dúvida é um dos mais importantes na indústria 4.0, tanto para a produção quanto para as vendas. Ou seja, ele se integra completamente aos processos da empresa e a sua má gestão pode causar prejuízos ao invés de lucros.

Atualmente, há várias soluções digitais e softwares para controle de estoque, mas a maioria deles exige um investimento alto. Por isso, a solução ideal para micro, pequenas e médias empresas está nas planilhas eletrônicas.

Graças às planilhas você pode adaptar o seu estoque à indústria 4.0, otimizando o tempo de gestão do estoque pela sua equipe e diminuindo os erros. Neste caso, uma planilha deve contar no mínimo com a possibilidade de concentrar informações como entradas e saídas, códigos dos produtos, quantidades e custo.

A questão do custo é muito importante pois esse controle permitirá que você economize ao evitar uma compra desnecessária. Por outro lado, aumenta também a eficiência das vendas e a satisfação do cliente, evitando que um produto em falta seja vendido.

Apontamento de Produção

Dentro da indústria 4.0 também se faz necessário que o gestor possa ter de forma clara as informações do apontamento da produção. Nesse sentido, você pode controlar horas trabalhadas, turnos, quanto tempo cada tarefa recebeu atenção, refugos e paradas.

O apontamento auxilia no custeio, automatizando inclusive o envio de dados mensais para o departamento contábil. Isso também permite entender caso o custo unitário da hora de trabalho esteja muito baixo, muito alto ou com erro, além de ser útil na criação de orçamentos.

Cálculo de OEE

Por fim, temos o indicador OEE, fundamental para saber se os recursos da sua empresa estão sendo utilizados com responsabilidade.

Nesse caso, a planilha eletrônica indicador de OEE permite que o gestor possa fazer o acompanhamento da produção em si, como por exemplo, a quantidade de horas mensais de produção e de paradas, bem como a efetividade do seu equipamento e o uso dele.

Dessa forma, será possível ler de maneira clara como o desempenho dos equipamentos afeta o seu resultado final.

Conforme você conferiu acima, automatizar processos não precisa ser caro. Felizmente, hoje em dia há soluções de baixo custo para empresas de menor porte. Quer aderir à indústria 4.0? Então conheça as soluções da Smart Planilhas para o seu negócio. Experimente grátis.

Deixe um comentário