Objetivo da Gestão da Manutenção
A máquina está quebrada. Embora isto aconteça, está é sem dúvidas uma das piores notícias que alta direção de uma empresa pode receber, uma vez que do outro lado da esfera há clientes, contratos, compromissos e tantas outras coisas que depende de operação como um todo.
Além disso, gestão da manutenção tem a dura missão de evitar ao máximo este tipo de ocorrência. Entretanto, Para obter uma melhoria contínua dentro deste complexo departamento, é necessário conhecer de forma ampla os objetivos da gestão da manutenção.
Primordialmente, o primeiro ponto que o gestor deve ter em mente é que a gestão da Manutenção está além das questões técnicas do cotidiano, e que seus objetivos estão vinculados a outros setores como Administrativo e Financeiro. Logo está abrangência deve ser percebida pelo gestor que, por sua vez, deve ampliar a sua visão e ter um conhecimento macro sobre o negócio.
Abaixo o diagrama mostra os objetivos da Gestão de Manutenção:
Neste post vamos falar das três principais prática no busca de cumpri os objetivos da Gestão de Manutenção. São elas:
- Orçamento
- Planejamento
- Regulamentação
A seguir detalharemos um pouco mais estes tópicos.
Orçamento
Provavelmente o principal objetivo da Gestão de Manutenção é fazer o máximo com o mínimo possível. Em muitas empresas o orçamento de manutenção é um valor definido pela direção. Desta forma o que resta ao gestor é fazer o melhor uso possível deste recurso.
Para garantir este objetivo o Gestor terá que usar de habilidades de organização e planejamento. Além disso, o monitoramento dos gastos e a avaliação sobre o planejado x realizado ajudam a manter o direcionamento. Portanto uma boa prática é manter um histórico de toda movimentação, pois isto servirá de base para o planejamento orçamentário dos anos seguintes.
Planejamento
Diversos Objetivos da Gestão da Manutenção são tratados durante o planejamento. No entanto para um bom resultado no planejamento é importante ter um conhecimento íntimo da operação e da estratégia de negócio da empresa.
Dentro do planejamento podemos destacar a manutenção preventiva o qual visa evitar ou atenuar as consequências das falhas e quebras dos equipamentos prolongando sua vida útil.
Uma importante ferramenta no processo de planejamento é o cronograma de manutenção. Dentro do cronograma é organizado os prazos para realização das manutenções além da locação de recursos. Entre tanto, o gestor deve ter um senso de prioridade a fim de locar os recursos necessários e no momento corretor a fim de obter o melhor resultado. Abaixo temos um modelo de cronograma.
Regulamentação
O gerenciamento como um todo deve ser conduzido de modo a atender as regulamentações vigentes. Por isso para cumprir os Objetivos da Gestão da Manutenção as atividades devem seguir as determinações legais, principalmente no que tange as questões trabalhistas, ambientais e de segurança. O gestor deve se manter atualizado nas legislações municipais, estaduais e federais.
Controle de Manutenção
Após definir os objetivos, modelar seu orçamento, criar o planejamento é imprescindível considerar o controle das operações. Contudo, Um bom gerenciamento das Ordens de Serviços (OS) com apontamento de mão e gastos são práticas fundamentais para medir eficiência da gestão.
Objetivos da Gestão da Manutenção
Resumindo o c é garantir o equilíbrio entre os recurso disponíveis para manter a operação. De forma tal que a produtividade seja otimizada, os custos sejam reduzidos além de prover segurança e qualidade aos processos. Desta forma a alta gerência da empresa terá confiabilidade na operação e poderá garantir a satisfação dos clientes atuais. Também investir esforços em busca de novos desafios.
Planilha para Gestão de Manutenção
Conheça a solução SmartPlanilhas para Gerenciamento de Manutenção Industrial e Predial.
Obrigado por ler este artigo!