Você com certeza já se deparou com uma planilha, não é mesmo? Podemos notar que a planilha uma ferramenta poderosa, está em todos os computadores a ferramenta se faz presente. É difícil ter uma máquina que já não venha com esse programa instalado. Hoje veremos a história das planilhas.
Ao longo de todos esses anos que a tecnologia vai avançando, as planilhas se fazem presente em todos os aspectos de nossa vida. Seja no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal nos deparamos com essa ferramenta.
E hoje vamos olhar mais afundo para esse programa que ao longo do tempo foi aprimorado, e como elas estão mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos.
POR QUE TEM ESSE NOME?
O termo planilha vem de uma referência literal a sua forma há muitos e muitos anos. Por isso ao pensarmos no nome não devemos limitar apenas as sua funcionalidades digitais.
O nome vem daquele livro-razão, linhas e colunas dividiam suas folhas, com o objetivo de colocar dados usando caneta ou lápis.
Vamos dar uma olhada em como era:
No entanto, esse livro-razão era usado por pessoas da área contábil, finanças e profissões relacionadas. Ou seja, controlavam investimentos, contas a pagar e a receber, estoques despesas, entre outros. Assim, tudo estava em um só lugar, facilitando a busca e a visualização.
ONDE TUDO COMEÇOU
A historia das planilhas começa nos anos 70 foram lançados os computadores juntamente com softwares de planilha eletrônica, como por exemplo a LANPAR. Embora essa empresa tinha o potencial para substituir as planilhas de papel, os computadores eram muito caros e também escassos para o público.
VisCalc foi o primeiro programa de planilhas para computadores pessoais.
Durante o início dos anos 80, os computadores eram máquinas de linha de comando, muitos programas de planilha não funcionavam nessas máquinas.
O que facilitou o uso e manuseio foi a interface gráfica do usuário (GUI). Assim, transformando toda a natureza simples da planilha e aumentando exponencialmente o uso entre usuários domésticos.
Mais tarde após a o lançamento do Excel 1.0, eles fizeram a transcrição para o Windows, e desde então não regrediu mais. O Microsoft Excel tem sido o software de planilhas que lideraram os últimos 20 anos.
Mesmo o Microsoft Excel sendo o melhor software disponível no mercado até hoje, existem alguns, ou até mesmo vários, aplicativos concorrentes que tem o seu lugar no mercado. Assim, podemos destacar: Numbers da Apple, NeoOffice e WPS. Como também diversos aplicativos gratuitos desenvolvidos com base no Excel.
Então, vamos conferir algumas versões de planilhas do Excel:
O QUE ESTÁ ACONTACENDO COM AS PLANILHAS AGORA
Mesmo percorrendo um extenso caminho de evolução nos últimos anos, as planilhas continuam evoluindo se tornando ainda mais intuitivas, poderosas e flexíveis. Com a disponibilidade de gerar gráficos, dados analíticos essa ferramenta vai se fazendo presente e cada vez mais necessária. Sendo uma ferramenta indispensável para o ramo profissional, ela também auxilia na sua vida pessoal.
É possível com ferramentas de automação inserir as planilhas em fluxos de trabalho para armazenar dados. Se mostrando então uma ferramenta que tem muito ainda a nos oferecer mesmo com o passar de tanto tempo.
Mostrando um potencial gigante para o futuro.
Por fim podemos dizer que a planilha é uma ferramenta poderosa que já está inserida no dia a dia sem ao menos perceber ela. Se faz presente em todas as áreas, sendo um braço direito para muitos segmentos sejam eles digitais ou físicos. Realmente podemos dizer que é difícil imaginar um mundo ou o dia a dia sem essa planilha. Sendo assim, gostou de saber mais sobre a historia das planilhas? Compartilhe com alguém que vai gostar também.