Como Calcular

Como calcular férias proporcionais

As férias proporcionais são um dos direitos fundamentais de todo trabalhador que atua no regime de CLT, sendo muito importante saber como calcular férias proporcionais.

No entanto, quem normalmente cuida do cálculo de férias e outros direitos trabalhistas é o departamento pessoal ou RH, não sendo uma preocupação dos funcionários.

Por outro lado, tanto os funcionários quanto os administradores da empresa podem fazer um bom uso desse conhecimento, para se certificar de que está tudo certo.

O que são férias proporcionais?

As férias proporcionais são um direito trabalhista inalienável que todo empregado que trabalha com regime de CLT pode requisitar.

A solicitação das férias pode ser feita fora do período mínimo de 12 meses de trabalho na empresa, ou então antes de se completar um ano das últimas férias.

De acordo com a lei, o funcionário tem direito garantido de 30 dias de férias a cada 12 meses de trabalho, e o descumprimento da lei pode gerar ações trabalhistas.

Outras situações que acarreta em férias proporcionais

Existem algumas outras situações que são recorrentes no dia a dia de uma empresa, que também acarreta no pagamento de férias proporcionais, são elas:

  • Demissão sem justa causa solicitada pelo empregador;
  • Demissão solicitada pelo colaborador; 
  • Fim do contrato de trabalho por tempo determinado;
  • Contrato de experiência seguido de demissão;
  • Férias coletivas para todos na empresa.

Como calcular férias proporcionais?

A primeira etapa para o cálculo das férias proporcionais começa na determinação do valor do salário mensal do colaborador, no caso, estamos falando do salário bruto.

Esse salário bruto mensal então será dividido por 12 (o número de meses no ano), e o resultado alcançado é exatamente o valor das férias proporcionais do funcionário por mês.

Depois é necessário acrescentar esse valor ao abono de férias na proporção de um terço (⅓), que precisa ser pago simultaneamente com o valor proporcional.

Para calcular o abono, faça o seguinte: 

  1. Pegue o valor do salário mensal;
  2. Multiplicar pela quantidade de meses trabalhados;
  3. Divida por 12 (meses); 
  4. Divida o resultado descoberto por 3.

Vale ressaltar que o cálculo proporcional de férias é feito como fração, então a cada mês é necessário somar 1/12 do salário até que se complete 12/12.

Em seguida é necessário saber a quantidade de dias de férias a serem tirados. Esse cálculo é feito pegando a quantidade de meses trabalhados, dividindo por 12 e multiplicando por 30.

Gestão financeira e as férias proporcionais

Muitas empresas, ainda mais as pequenas, acabam tendo problemas ao se verem na necessidade de pagar as férias proporcionais e o 13º salário.

Isso acontece porque a maioria delas não se planeja financeiramente ao longo do ano, usando o lucro adquirido de forma indevida e sem um critério lógico.

As boas práticas da administração, no entanto, dizem que o correto é que a empresa sempre guarde uma parte dos lucros, todos os meses, para o pagamento de salários.

O fato é que a gestão de uma empresa precisa ser pensada visando o coletivo das pessoas que trabalham nela, e não apenas o lucro do dono ou administrador.

Calcular férias proporcionais com a Smart Planilhas é mais fácil, utilize a nossa calculadora.

Deixe um comentário