Como calcular estoque de segurança

Todo comércio precisa de um estoque de segurança. No entanto, não são todos os empresários e comerciantes que sabem como calcular o estoque de segurança.

Na realidade, existem muitos empreendedores que subestimam a importância de um estoque de segurança para os seus negócios.

Ter um estoque de segurança e saber como calculá-lo para se precaver contra qualquer eventualidade, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um comércio.

O que é estoque de segurança?

O estoque de segurança pode ser entendido como uma reserva de produtos que é acessada sempre que a volatilidade na demanda de alguns itens for muito grande.

Em outras palavras, pode acontecer de em um determinado período as pessoas procurarem mais por alguns produtos, o que acontece principalmente em datas especiais.

No entanto, não são todos os tipos de comércio que passam por essas alterações no nível de procura pelos seus itens. Há alguns negócios que se mantêm estáveis o ano inteiro.

Em outras palavras, existem empresas que têm uma demanda previsível e que não sofrem de flutuações sazonais, por oferecerem produtos diferenciados.

No entanto, independente do que o comércio venda, ter um estoque de segurança é sempre uma boa decisão administrativa.

Fatores de consideração para o cálculo

Antes de aprender como calcular o estoque de segurança, é muito importante entender quais são os fatores considerados neste cálculo. São eles:

  • Variabilidade da demanda: O histórico de demanda dos produtos ao longo de um período determinado, pode ser medido com o cálculo do desvio padrão;
  • Tempo de entrega dos produtos: Efetivamente o quanto de tempo leva para os fornecedores entregarem os pedidos, é medido em dias;
  • Nível de serviço: Alguns itens são mais importantes para uma empresa e sempre precisam de estoque, e esse dado é medido em porcentagem de 0 a 100

Isso significa que conhecer o próprio negócio e como ele funciona é fundamental e, apesar de parecer óbvio, não são todos que levam isso em conta.

Fórmula do estoque de segurança

O cálculo do estoque de segurança é representado pela seguinte fórmula:

Estoque de segurança = Nível de serviço x Variabilidade da Demanda x (Tempo de entrega dos produtos)²

O resultado do cálculo irá dizer a quantidade de itens que é necessário haver no estoque para que a empresa nunca passe por necessidades na sua oferta.

Fazer esse cálculo é sempre importante para que a empresa consiga alcançar um equilíbrio entre vendas e estoque, organizando de forma eficiente o seu orçamento.

A importância do estoque de segurança

O crescimento de um comércio está condicionado diretamente ao quanto ele fatura, que por sua vez, é mensurado pela quantidade de vendas.

Para vender mais itens, no entanto, é necessário fazer muitos investimentos, incluindo em propaganda. Todavia, também é necessário ter os itens para vendê-los.

Uma das piores coisas que pode acontecer com uma loja é ela ter que informar aos seus clientes que os produtos acabaram. Isso pode passar uma péssima impressão.

Na pior das hipóteses, os clientes irão buscar alternativa em outras lojas. Isso significa que ter um estoque de segurança ajuda a empresa a manter sua clientela e expandi-la.

Não sabe como calcular estoque de segurança, conte com a Smart Planihas, utilize nossa calculadora.

Deixe um comentário