Ouviu falar em IGPM e não faz ideia de como calcular? Não se preocupe, no texto de hoje vou te ensinar o que é e como calcular IGPM. Siga comigo!
Saber como calcular IGPM é fundamental para reajustar valores em praticamente todos os setores, como o setor imobiliário, por exemplo. Onde através de uma fórmula simples é possível entender os aumentos aplicados nesses setores.
Neste artigo, vou trazer uma luz sobre esse assunto e explicar como calcular IGPM na prática. Trazendo um exemplo de como usar o IGPM para ajudar a definir aumento no valor do aluguel.
O que é IGPM?
Antes de te ensinar como calcular IGPM é preciso entender o que, de fato, ele é. IGPM é uma sigla de Índice Geral de Preços do Mercado, sendo uma variação do IGP, o Índice Geral de Preços, funcionando como um importante indicador macroeconômico. De forma geral, ele faz um registro da inflação no Brasil.
Os números do IGPM são divulgados todos os meses pelo FGV IBRE (Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Tendo sido criado no final da década de 1940, é a maior referência entre todos os índices usados.
+ Veja também: Como calcular parcela do seguro desemprego?
Seus números são oriundos de avaliações de preços de itens básicos, como: seguros, planos de saúde, educação e, claro, os imóveis.
Além de muito utilizado no setor imobiliário, também é um importante indicativo para os reajustes de tarifas, como a da energia elétrica, entre outras. Quanto maior for o valor da matéria-prima e de serviços, maior será o número desse indicador, impactando diretamente a população.
Como calcular o IGPM no setor imobiliário?
Para exemplificar, vou utilizar um dos exemplos mais comuns de aplicação do IGPM, o reajuste do valor do aluguel. Onde é fundamental saber como calcular IGPM, para poder reajustar de forma correta os contratos de aluguéis.
Para calcular corretamente, antes de mais nada você deve se atentar ao índice anual e não apenas ao último mês. Existem calculadoras online e planilhas especializadas que fazem as contas para você. A conta é bastante simples, de forma resumida, utiliza-se a seguinte fórmula:
- Valor do reajuste = Valor atual + IGPM acumulado do último ano.
Vamos para um exemplo:
De acordo com um levantamento da Fundação Getúlio Vargas em novembro de 2021, o acumulado dos últimos 12 meses é de 17,89%.
Dessa forma, considerando que o valor do aluguel atual é de R$1.000,00, aplica-se a fórmula:
VR = 1.000 + 17,89%
VR = 1.178,00
Resultado, o valor do reajuste deixa o aluguel no valor atualizado de R$1.178,00.
E para outros setores?
Como dito acima, praticamente todos os setores de serviços e com matéria-prima são definidos pelo IGPM. Dessa maneira, a fórmula é a mesma, porém, variando se a porcentagem é mensal ou anual.
Conclusão
No texto de hoje, te apresentei e ensinei como calcular IGPM. Onde entendemos que esse indicador é muito importante em diversos setores, sendo bastante presente no setor imobiliário.
Compartilhe esse texto, nas suas redes sociais para que mais pessoas aprendam como calcular IGPM.