...

Como calcular orçamento?

calcular orçamento

Orçamentos são fundamentais para gastar de forma correta, bem como cobrar valores que são ideias para o negócio. No texto de hoje, vou te ajudar a entender como calcular orçamento.

Orçamentos são levantamentos de valores onde é possível aplicar os gastos para determinado serviço/produto, variáveis e a margem de lucro, por exemplo, quando você está repassando valores. Ou verificar os valores que são utilizados dentro da sua empresa ou nos gastos pessoais.

No texto de hoje, falaremos sobre como calcular orçamento, a sua importância e como aplicar na sua situação (tanto empresa quanto pessoa física).  

A importância do orçamento

O orçamento pode ser de vários tipos, para realizar um serviço, como a construção de um imóvel, por exemplo, para definir o preço de produtos ou também para verificar investimentos que você ou sua empresa queira fazer.

+ Veja também: Como calcular IGPM?

Independentemente de qual for a aplicação do orçamento, ele é fundamental para ser possível ter o melhor valor, tanto para gasto quanto para ganho. Dessa forma, sempre que envolver valores, saiba como calcular orçamentos e tirar o melhor proveito disso.

Como calcular orçamento na prática?

Veja como calcular um orçamento, em todas as suas etapas:

  • Planejamento: antes de mais nada, é preciso verificar e entender todo o processo por trás do orçamento, é onde é definido todas as variáveis a serem utilizadas. Orçar sem planejar é um erro, pois etapas podem ser esquecidas e mudar totalmente os valores;
  • Mão de obra: se a orçamento envolver serviço é preciso entender todos os gastos da mão de obra, e isso inclui deslocamentos, estadia, alimentação, entre outros números;
  • Gastos fixos: listar os gastos fixo é fundamental para incluir corretamente os valores;
  • Gastos variáveis: embora, como o nome sugere, sejam variáveis, é preciso fazer um média e aplicar esse valor no orçamento;
  • Lucro: aplicar a margem de lucro no orçamento é preciso para que a empresa tenha seu ganho e não fique no prejuízo. Muitos aplicam uma margem final, ou a margem proporcional em cada setor.

Então, verifique que pontos precisam ser somados, antes de passar o valor para um cliente, para ter a certeza que está cobrando corretamente, nem muito a mais e nem a menos.

Orçamento pessoal é mais simples, onde, na prática é preciso levantar seus ganhos, contratar com os gastos e aplicar a margem que quer guardar/investir (ou ainda adequar-se a um gasto novo, que pode ser temporário), caso seja esse o caso.

Planilhas para ajudar nos cálculos

As planilhas são excelentes ferramentas para ajudar a calcular corretamente e sem complicações, qualquer tipo de orçamento. Trazendo todos os itens e cálculos aplicáveis. Dessa forma, se busca a máxima eficiência para calcular orçamentos, procure uma empresa com as planilhas certas para facilitar a sua vida.

Conclusão

Independente da área que for seu negócio ou mesmo para ter um controle financeiro pessoal, ter um orçamento será fundamental para ter informações precisas e conseguir adequar o valor a ser gasto ou cobrado. Garantido que o valor correto, seja encontrado.

No texto de hoje, te mostrei como calcular orçamento, agora, basta adequar a realidade da sua empresa (ou sua) e encontrar os valores corretos. Não esqueça de compartilhar esse artigo para que mais pessoas saibam como calcular orçamento corretamente.

Deixe um comentário