Como criar sinalizador no Excel

Olá! Vamos mostrar como criar um sinalizador para controlar o vencimento de datas em uma tabela no Excel. Podem ser datas de contratos, contas a pagar, manutenção de equipamentos, entre outros exemplos.

Trabalhando com sinalizador

Primeiramente, vamos definir as regras: datas em dia serão verdes, próximas de vencer serão laranjas e vencidas serão vermelhas. Também definiremos o critério para “próximo de vencer” como 30 dias. Agora, vamos à fórmula. Precisamos subtrair a data de vencimento da data atual para obter a quantidade de dias restantes. Sendo assim, utilizaremos a função HOJE para obter a data atual. Após aplicar a fórmula, teremos os dias restantes para cada evento.

Como criar sinalizador no Excel - Definindo regras

Vamos agora formatar o sinalizador. Selecione a coluna com as informações, vá para Formatação Condicional e escolha um conjunto de ícones. Edite a regra para definir a formatação de acordo com os valores. Por exemplo, valores negativos serão vermelhos, valores maiores que 30 serão verdes e valores entre 0 e 30 serão laranjas. Confirme as alterações e agora teremos os sinalizadores coloridos de acordo com os dias restantes para o vencimento.

Como criar sinalizador no Excel - Formatando os ícones

Se desejar, é possível ocultar os números e mostrar apenas os ícones. Basta editar a regra novamente e selecionar a opção “Mostrar somente o ícone”. Você também pode ajustar o critério de “próximo de vencer” modificando o número de dias na fórmula. Confirme as alterações e pronto! Seu sinalizador está configurado e pronto para uso.

Como criar sinalizador no Excel - Ocultando os números

Não se contente apenas com básico. Seja expert no Excel!

Portanto, se este conteúdo foi do seu interesse, sugerimos navegar pelo nosso curso completíssimo de Excel. Desenvolvido para cobrir desde conceitos básicos até técnicas avançadas, o curso oferece uma ferramenta valiosa para melhorar suas habilidades em planilhas. Dessa forma, aprofundar seu conhecimento no Excel é essencial para lidar com desafios mais complexos. Ficaríamos muito felizes em tê-lo(a) como parte dessa jornada de aprendizado! Nos vemos em breve!