Como fazer Desvio Padrão no Excel
Diferentemente de outras funções estatísticas, a função desvio padrão possui uma própria fórmula, onde em alguns segundos você pode faze-la. A fórmula que iremos usar se chama “=DESVPADA”, sem as aspas. É uma função simples e fácil, no entanto, vale a pena entender como funciona. Além disso, podemos mesclar com outras funções para tornar uma ferramenta ainda mais incrível.
Vamos então, no passo a passo. Primeiramente, é necessário entender a fórmula do desvio padrão. Se fizermos a fórmula à mão, notamos que será difícil guardar diversos argumentos, símbolos, além de cometer erros durante esse processo. Portanto, o Excel veio para nos auxiliar, e com isso não é necessário fazer nenhuma fórmula complicada, apenas entender os argumentos. Em suma, a fórmula do desvio padrão é:
Pode ser que alguns já tenham decorado a fórmula, e dessa forma tentam fazer no Excel usando as poucas funções, e somente os conhecimentos matemáticos. No entanto, basta apenas usarmos o “=DESVPADA”. Seus argumentos se resumem em:
=DESVPADA(núm1; [núm2]; …)
O uso é simples, selecione a células à serem calculadas no desvio padrão. Na tabela abaixo veja que selecionei uma coluna depois da coluna “semana”.
Após isso, pressione ENTER.
Veja que ficou vários algarismos depois da vírgula, o que acaba poluindo visualmente nossa planilha. Então vá ao menu superior e clique como na imagem abaixo:
Nesse caso, apertei 4 vezes e ficou da seguinte maneira:
Veja que aqui está pronto nossa fórmula de Desvio Padrão. Agora que você aprendeu Como fazer Desvio Padrão no Excel de forma fácil e rápido! Então continue acompanhando o nosso blog, e conheça nossas planilhas profissionais!