Como fazer gráfico de Gantt no Excel

gráfico-de-gantt-no-excel

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

No post a seguir, iremos ensinar passo a passo de forma bem detalhada de como elaborar o gráfico de Gantt no Excel. Além de ensinarmos toda a parte técnica, mostraremos como deixar de forma atraente o design.

E ao final do post, caso queira, você pode realizar o download da planilha. Primeiramente, antes de iniciarmos e ensinarmos como fazer o gráfico. É necessário contudo, existir dados na planilha. Então, colocaremos uma tabela de exemplo para conseguirmos construir nosso gráfico.

Antes de tudo, o gráfico de Gantt ajudam os gestores a realizarem as tarefas de forma estratégica entre os times. Com o gráfico, é possível identificar a carga horária de cada funcionário. Portanto, além de suas atividades, de modo que ofereça pensamentos estratégicos. Dessa forma melhorando a tomada de decisões. E se preciso, remanejar os times com facilidade e agilidade. Evitando posteriores erros de gestão e desorganização.

Inserindo Dados na Planilha

Como relatado nos parágrafos anteriores, necessitamos ter dados na Planilha. Dessa maneira, a tabela ilustrada logo abaixo, iremos utilizar como base para a construção do nosso gráfico Gantt. Veja:

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

Como é possível ver na tabela, temos dez dados preenchidos. Para melhor visualização do nosso futuro gráfico.

Construindo o Gráfico de Gantt

Em conclusão, iremos construir por fim, nosso gráfico. Primeiramente, você deve ir na área dos gráficos selecionar Barras Selecionadas em Barras 2D.

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

Depois de ter realizado a inserção do gráfico, clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico e vá em “Selecionar Dados”.

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

Após você selecionar a opção em destaque na imagem acima, o Excel exibirá uma janela onde você registrará as informações. Clique em adicionar, como mostra o exemplo:

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

Lembrando que os dados que colocarmos, será referente a tabela da Planilha de Exemplo. Caso você esteja com outra tabela, verifique as referências antes de adicionar algo.

Contudo, para facilitar, clique no ícone ao lado para selecionar o intervalo. E desse modo, selecione o intervalo desejado.

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

Portanto, no Nome da Série, Selecione “Início”. E abaixo os valores que estão contidos na série. E na planilha de exemplo, os dados ficarão da seguinte forma:

Como fazer gráfico de Gantt no Excel

Após isso é só repetir o procedimento para Duração e Término.

Finalização

Agora que já estamos com o gráfico quase pronto, precisamos mudar o Eixo. Ao invés de aparecer os números Cardinais, precisamos que apareça as Atividades. Então, basta nós clicarmos novamente em “Selecionar Dados”. E então editarmos o “Rótulos do Eixo Horizontal”. Acompanhe:

E por fim, clique em “Ok”.

Portanto, basta formatar e posteriormente personalizar da forma como quiser.
O primeiro item a ser feito, é remover a barra azul. Então, clique(botão direito) em alguma barra(que seja de Início). Após isso, clique no primeiro item do menu. E selecione a opção sem preenchimento como mostra a seguir:


Depois coloque em categoria invertida. Feito isso, agora é só personalizar com o seu gosto! Veja como colocar em categoria invertida:


Deixe a caixa em destaque HABILITADA. Agora personalize da forma que deseja! Veja o resultado final, depois de personalizado:

Como pôde ver, foi bem rápido e fácil! Além dessa dica, temos outras aulas e dicas em nosso blog. Além disso, temos nossos vídeos de forma mais didática e melhor para aprender! Com isso você pode ficar avançado no Excel! Não perca tempo, veja já!


Deixe um comentário