Como usar sinal de diferente no Excel? Você saberia responder a essa pergunta?
Utilizamos diversos operadores lógicos e matemáticos no Excel diariamente, dentre eles os operadores de “SOMA”, “SUBTRAÇÃO”, “MAIOR”, “MENOR”, dentre outros. Mas, e quando precisamos fazer cálculos com operador de “DIFERENTE”, como representar no Excel?
O uso do sinal de diferente no Excel é uma dúvida muito comum entre os usuários, pensando nisso, desenvolvemos um passo a passo simples e intuitivo para explicar o funcionamento do recurso, confira!
Sinais lógicos no Excel
Para começar, separamos uma lista com os sinais lógicos do Excel e sua representação no editor de planilhas, confira quais são eles:
- Igual: =
- Maior: >
- Menor: <
- Maior e igual: >=
- Menor e igual: <=
- Diferente: <>
Após conferir a lista com os sinais lógicos do Excel, você já descobriu que “<>” representa o sinal de diferente no Excel. Vamos ver como funciona na prática?
Como usar o sinal de diferente no Excel: Passo a Passo
Veja como é simples utilizar o sinal de diferente no Excel. Na tabela abaixo, temos alguns modelos de carro à disposição de uma concessionária.
O gerente determinou que apenas veículos na cor “PRATA” devem ficar à disposição dos clientes no salão da loja.
Sendo assim, foi montada a planilha da imagem abaixo com as seguintes informações:
- Carro;
- Cor;
- Validação.
Com base na planilha, queremos selecionar apenas os carros que atendam a cor “PRATA” como regra de validação.
Sendo assim, todo carro com cor diferente de “PRATA” deve ficar como “NÃO OK”, enquanto os carros disponíveis na cor “PRATA” serão classificados como “OK”.
Veja como ficou a nossa fórmula da coluna “VALIDAÇÃO”:
=SE(B2<>”PRATA”;”NÃO OK”;”OK”)
Observando a condicional acima, podemos concluir o seguinte:
Se “B2” <> (diferente) de “PRATA” = “NÃO OK” ou então, Se “B2” <> (não for diferente) de “PRATA” = “OK”
Essa é a validação que o Excel realizará com base no uso do sinal de diferente.
Existe outra forma de chegar ao mesmo resultado? Sim, utilizando a função “SE” e o sinal de “IGUAL”, veja:
=SE(B2=”PRATA”;”OK”;”NÃO OK”)
Para realizar a mesma validação nas células seguintes, basta clicar no canto inferior direito da célula C2 e arrastar.
Viu só, como é fácil usar o sinal de diferente no Excel? O Excel é uma ferramenta incrível, repleta de usos e possibilidades.
Basta colocar a imaginação em prática e conhecer a infinidade de ferramentas e possibilidades do Excel para montar as planilhas que você precisa.
O Excel pode ser muito útil para agilizar processos e tarefas no nosso dia a dia.
Agora que você já sabe, como utilizar o sinal de diferente no Excel, é só colocar o que aprendeu em prática nas suas planilhas. 🙂
Gostou da nossa dica? Então, salve o blog da Smart Planilhas nos seus favoritos e volte mais vezes, sempre temos novas dicas por aqui.
Já conhece a nossa loja? A Smart Planilhas possui uma série de planilhas prontas que podem facilitar o seu dia a dia.
Se preferir, você também pode solicitar o desenvolvimento de planilha sob encomenda, é só entrar em contato conosco.
Já segue a Smart Planilhas no Youtube? Clique aqui e siga o nosso canal!