Olá, pessoal! Hoje vamos mostrar a vocês o módulo de controle de produção do nosso sistema de gestão online, explicando o seu principal objetivo.
Trouxemos aqui, como exemplo de produto, a fabricação de um dispenser de álcool em gel. Além disso, temos mais 4 componentes: o acionador, a mola, o tubo e o corpo. Em outras palavras, o objetivo desse módulo é realizar a baixa dos componentes a partir da fabricação de um produto final.
Em primeiro lugar, para o controle de produção, com o dispenser já cadastrado, percebemos uma particularidade: o seu “Tipo de uso” está definido para “Produto final (produção)”. Também adicionamos um preço simbólico de custo e de venda, salvando logo em seguida. Os demais componentes estão organizados como “Matéria-prima”. Existe ainda uma coluna que demonstra a quantidade em estoque destes
Iremos cadastrar a mola, que acabou faltando. Em “Novo”, nomeamos o produto, podendo acrescentar informações como dados fiscais e imagem. Seu tipo de uso será matéria-prima, com custo de R$ 1, estoque de 100 unidades e com o mínimo de 20. Com ela salva, já conseguimos montar a composição.
Seguimos para o módulo de Produção, onde estão as ordens de produção, que podem ser abertas manualmente, e a guia para composição, que serve para montar a estrutura desse produto. Clicando em “Novo”, falamos para o sistema qual o produto a ser produzido, ou seja, o dispenser de álcool em gel. Temos ainda a possibilidade de escrever uma Observação.
Trabalhando com o Controle de Produção
Para iniciarmos a produção, vamos em Componentes e buscamos os itens que a compõem, indicando a quantidade utilizada para fazer uma unidade. Faremos isso com os quatro componentes. Assim, conforme são adicionados, você pode perceber que o sistema traz o custo total para a fabricação do dispenser, da mesma maneira que é possível visualizar o preço sugerido para o seu produto final. Além disso, você pode estar anexando um arquivo, como um roteiro de produção ou outro documento.
Por conseguinte, conseguimos adicionar uma ordem de produção manualmente ou em “Vendas”, buscando um cliente e o produto. Nesse sentido, venderemos 10 unidades e salvamos essa venda. Ao abri-la novamente, você poderá selecionar “Gerar produção”, confirmando a ação. O sistema mostrará o produto, os insumos e a quantidade a serem utilizados, vinculando a palavra-chave, que é o número dessa venda. Aqui, temos montada a ordem de produção, incluindo a viabilidade de definir se está aberta ou concluída.
Com ela salva, vemos a numeração para a ordem de produção, o status (aberta ou concluída) e o custo para a fabricação desse item. Se você clicar nela novamente, verá a opção de imprimi-la, sendo que, nesta folha, terá o logo da sua empresa e as informações referentes à venda. Também é possível ocultar o preço, se achar necessário. Podemos, ainda, gerar compras de componentes para a manufatura, supondo que não estejam no estoque.
Alteramos o status de aberta para concluída e salvamos mais uma vez. O sistema vai perguntar se queremos fazer o ajuste de preço do produto final, o que iremos ignorar por enquanto. Seguindo para “Produtos”, note que o estoque continua zerado, pois já tínhamos um empenho de 10 vendas, saindo 10 unidades e consumindo o mesmo de cada insumo.
Lidando com estoque
Digamos que a gente queira abrir direto a ordem de produção, sem vincular a um pedido. Para tal, vamos para a respectiva aba, iniciamos uma nova produção de dispenser e colocamos 15 unidades; o sistema já trouxe o produto e seus componentes. Salvamos e mudamos de aberta para concluída. Portanto, ao irmos para Produtos, veremos um saldo gerado para o estoque de 15 unidades, pois não temos nenhuma venda consumindo-as e realizando a baixa dos componentes. Então, esse é o objetivo do nosso módulo de controle de produção. Muito obrigado pela leitura!