Uma planilha para cálculo de horas extras possui inúmeros usuários. Para um empregado, horas extras significam um aumento salarial. Por outro lado, esta prática nem sempre pode ser considerada vantajosa para o empregador, uma vez que tem um impacto significativo nas finanças da empresa.
Na prática empresarial, o cálculo das horas extraordinárias é uma questão muito sensível e exige o cumprimento das normas éticas e do compromisso dos empregadores e dos trabalhadores. Por um lado, os empregadores querem tirar o máximo partido dos seus empregados e, muitas vezes, permitem que as equipes trabalhem além do permitido. Por outro lado, alguns empregados tentam contornar o sistema de horas extras para ganhar mais bônus sem ter que trabalhar horas extras.
Todos os gestores sabem que o direitos trabalhistas é a base para o desenvolvimento de qualquer estratégia relevante para a vida quotidiana dos trabalhadores. O horário de trabalho é regulado pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), possuindo diversas diretrizes e precedentes no campo do direito do trabalho.
Portanto, é extremamente importante regular as horas extras para a saúde financeira da empresa em casos de conflitos judiciais e manter a qualidade de vida dos funcionários. Então, para melhor aprimorar as relações trabalhistas, confira nesse artigo como a planilha para cálculo de horas extras irá auxiliá-lo dentro da organização.
Planilha para Cálculo de Horas Extras Excel
O uso da planilha para cálculo de horas extras é pouco difundido no mercado brasileiro, o que significa que o trabalho realizado excepcionalmente e fora do horário normal de trabalho não é gerido eficazmente em locais de trabalho como escritórios, lojas e oficinas.
De acordo com a Constituição Federal, o horário de trabalho não pode exceder 8 horas por dia ou 44 horas por semana. Quanto às horas extraordinárias, a lei prevê que o subsídio será (pelo menos) 50% mais elevado do que o dia de trabalho normal.
Por outro lado, a CLT, de acordo com as normas constitucionais e além do estabelecido, estabelece que um empregado não pode trabalhar mais de 2 horas extras por dia. Este limite deve ser estabelecido num acordo escrito entre o empregador e o trabalhador ou numa convenção coletiva.
Por exemplo, se o dia de trabalho do empregado começa das 21h às 19h e o intervalo para refeição dura uma hora, isso significa que o empregado trabalha 9 horas por dia, podendo aferir mais uma hora, até às 20:00. Se a viagem começa entre 9:00 e 19:00, mas com duas horas de almoço eles trabalham 8 horas por dia, assim eles podem fazer horas extras até 21:00.
Então como implementamos na prática um controle eficiente de horas extras?
Planilha para Cálculo de Horas Extras
Veja a planilha que nós preparamos para você calcular a hora extra dos seus subordinados
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Planilha Cálculo de Horas Extras e Banco de Horas
Por que organizar em planilha para calcular horas extras no Excel? A resposta é simples: simplificar e automatizar suas faturas, evitar erros e padronizar a fórmula.
Os cálculos não são complicados, mas as mudanças no salário, no plano de horário de trabalho ou nas contas dos empregados podem ocorrer em poucos meses. Quanto mais fácil for o cálculo, menos tempo é desperdiçado.
Vamos detalhar a planilha para cálculo de horas extras no Excel, assim você saberá o que fazer!
Observação: Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu contador ou advogado sobre questões jurídicas.
1) Cadastro das Informações da Empresa
Conforme imagem acima, você terá acesso a aba Empresa, a qual você registrará os dados como o Nome da Empresa, o CNPJ e a cidade onde ela se encontra.
Além disso, você também fará as configurações iniciais na tabela da esquerda. Informações como antecipação salarial, tolerância de entrada e saída, intervalos e o percentual adicional de hora extra serão acrescidos para que os cálculos sejam automaticamente realizados a partir do que foi informado nessa fase.
2) Cadastro das Horas Extras dos Funcionários
Agora, partiremos para o preenchimento das informações de cada funcionário . Na aba Funcionário, você colocará:
- Nome;
- Departamento;
- Função;
- Data de entrada;
- Salário;
- Adicional de Insalubridade e de Periculosidade
Esses indicativos são importantes para aferir a conta do salário final, com todos os adicionais calculados sobre as horas de entrada e saída e eventuais horas além do horário contratual. Como você pode ver, a data de entrada, de intervalo para almoço e a de saída são importantes para averiguação da jornada semanal e o cálculo de horas trabalhadas.
3) Cadastro do Período Anual e dos Feriados
Para que a planilha para cálculo de horas extras fique completa, você informará o período anual de trabalho. Cada ano, a depender de ser bissexto ou não, terá um total de dias distintos e em dias da semana diferentes.
Ademais, você informará os feriados e datas festivas que são relevantes para o cálculo, pois o trabalhadores, em caso de trabalho nesses períodos, receberá o valor dobrado da hora trabalhada, conforme CLT.
4) Planilha Cartão de Ponto Excel
Na Aba Cartão de Ponto, você inserirá as horas de fato trabalhadas. A partir do que foi adicionado nas abas anteriores, a planilha de horas extras informará automaticamente a quantidade de horas extras, as horas negativas (quando o funcionário trabalha em jornada inferior à acordada) e na última coluna da imagem (Horas Acrescidas) avisa se cabe 50% ou 100% das horas extras.
5) Resultado Final
Depois desse processo de cadastro das horas extras, além das informações sobre a empresa e o funcionário, a aba Resultado mostra o total de dias úteis de um determinado mês e a quantidade de horas extras trabalhadas.
Isso é de suma importância, pois a CLT prevê que o controle de jornada do trabalhado fica a cargo da empresa. Em caso de dúvida quanto a procedência do quantitativo de horas trabalhadas, as autoridades judiciais dão preferência ao trabalhado.
Com a planilha para cálculo de horas extras, você terá tudo sobre aquele colaborador.
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