No Excel, uma das coisas mais básicas que fazemos no dia a dia, principalmente quem utiliza essa ferramenta com frequência no trabalho ou em estudos, é fazer operações matemáticas no Excel como, soma, subtração, divisão e multiplicação.
Ou seja, frequentemente estamos realizando operações matemáticas no Excel e, muitas vezes, não nos damos conta da importância dessas funções para a nossa rotina.
As operações matemáticas, ao mesmo tempo que são simples, são também muito úteis dentro do Excel, além de serem tão importantes quanto fórmulas básicas como o SE e tabelas dinâmicas, por exemplo.
Mas porque são tão importantes? Porque representam a base de cálculo de qualquer resultado matemático feito no Excel.
De uma simples soma entre valores de duas células até expressões matemáticas mais complexas, que envolvem vários operadores, como soma, multiplicação e divisão, por exemplo.
Por isso, as operações matemáticas simples são tão necessárias, mesmo que haja fórmulas que possam realizar cálculos de um intervalo de números, de forma mais rápida, como é o caso da fórmula SUBTOTAL.
Pois a importância dessas operações se encontra em não só fazer cálculos matemáticos, mas entender o porquê de fazer esses cálculos.
Então, nesse tutorial você vai aprender a realizar operações matemáticas de forma simples, a começar pela soma.
Operações de soma:
Entre as operações matemáticas no Excel, uma das mais comuns e simples de serem executadas são as operações que envolvem soma.
É possível somar valores contidos em várias células ou de apenas valores de apenas duas células, e para que isso aconteça sem o uso da fórmula SOMA, que realiza a soma de intervalos de células, é preciso utilizar o operador +.
Veja abaixo, por meio de alguns exemplos, como é simples fazer operações de soma no Excel. Soma de dois valores contidos nas células C4 e D4, mostrando o resultado na célula E4:
Nesse outro exemplo, vamos somar da célula D8 até a célula D12:
Tudo que é preciso ser feito é digitar o sinal de igual “=” na célula em que você deseja ver o resultado da soma e depois selecionar uma célula de cada vez e entre uma célula e outra digitar o sinal de “+”, do mesmo jeito dos exemplos acima.
Então, você acabou de ver como é simples fazer operações de soma no Excel e agora aprenderá no próximo tópico que as operações de subtração também são bem simples.
Operações de subtração:
As operações de subtração, quando usadas para subtrair valores menores de valores maiores, entre duas ou três células, seguem a mesma lógica das operações de soma, que as tornam fáceis de serem executadas.
Porém, quando envolvem mais de um intervalo de células, é preciso fazer outros cálculos que veremos nos exemplos a seguir.
Então, veja alguns exemplos:
Exemplo 1: subtrair do valor 1 (célula C4), o valor 2 (célula D4):
Exemplo 2: subtrair do intervalo de preço de venda, o intervalo de custos de venda, para gerar o lucro unitário:
Para gerar o lucro de cada produto só é preciso subtrair o preço pelo custo de cada um. Mas para subtrair o custo total de venda do valor total de venda, primeiro é preciso somar cada um dos valores de cada produto, do intervalo de preço e de custo, colocar esta soma entre parênteses, para poder subtrair um total pelo outro.
Essas são algumas particularidades das operações de subtração que, se feitas corretamente, são simples de serem resolvidas.
Operações de multiplicação:
As operações matemáticas de multiplicação quando feitas de maneira isolada, ou seja, quando só envolvem cálculos de multiplicação, se assemelham às operações de soma e podem ser feitas de forma simples também.
Isso porque, na matemática, você já deve saber que a ordem dos fatores não altera o resultado e no Excel não é diferente.
Então, para fazer cálculos de multiplicação no Excel é só selecionar o primeiro valor que queira multiplicar, digitar o sinal de multiplicação: “ * ” e selecionar o segundo valor, o terceiro e assim por diante, independente da ordem dos valores.
Veja no exemplo abaixo, como são os cálculos de multiplicação:
Exemplo 1: multiplicação simples entre as células C3 e D3:
Exemplo 2: calcular o valor de margem de lucro unitária de cada produto, com base no custo e % de margem de lucro:
No exemplo acima, vimos antes de obter o preço de venda, foi acrescentado um % de lucro sobre o custo, com isso, só precisou multiplicar o % de margem sobre o custo unitário para que o valor do lucro unitário de cada produto.
Assim, vimos alguns exemplos essenciais para quem busca aprender como multiplicar no Excel.
Operações de divisão:
As operações de divisão no Excel, assim como as de multiplicação, se feitas de maneira isolada, podem ser calculadas em qualquer ordem. Como nos exemplos abaixo:
Exemplo: cálculos simples de divisão da célula C3 com a célula D3
Assim como nas outras operações, para dividir é só selecionar o primeiro valor, digitar o sinal de divisão “ / “ e selecionar o segundo valor.
Você verá mais exemplos de operações com divisão a seguir no tópico de operações matemáticas mistas.
Operações numéricas mistas:
As operações matemáticas mistas podem envolver vários operadores, como soma, multiplicação, subtração e, no Excel, para a resolução dessas expressões é preciso se atentar aos caracteres que separam esses cálculos, como os parênteses.
Esses parênteses ditam a ordem de cálculo no Excel, assim como é na matemática. Veja nos exemplos abaixo:
Exemplo 1: operação mista envolvendo soma e multiplicação:
Primeiro se resolve o cálculo dentro dos parênteses, depois o que está fora.
Exemplo 2: operação mista envolvendo soma, subtração, divisão e multiplicação:
Para resolver essa operação, assim como no exemplo 1, calcula-se primeiro o que está dentro dos parênteses, depois a divisão entre os resultados e por último multiplica o resultado da divisão por 4.
Exemplo 3: operação parecida com segundo exemplo, mas com resolução diferente:
Neste exemplo, podemos ver que a operação é parecida com o exemplo 2, porém, a forma de resolver é diferente.
Primeiro, calculamos a divisão do 2 pelo 3, depois subtraímos do valor 10 o resultado dessa divisão e somamos o resultado ao 1 que está dentro dos parênteses.
Então, multiplicamos esse resultado por 4 que estão fora dos parênteses.
Enfim, busque fazer as operações mistas começando pelos cálculos entre parênteses e centrais e depois calculamos o que sobrar e o que está fora dos parênteses. Assim, seguindo essas regras de cálculo e praticando regularmente as operações matemáticas no Excel se tornam ainda mais simples.
Não esqueça de acompanhar nossas dicas diárias sobre Excel, caso já queira migrar para outro conteúdo, o que acha de formulas SOMASE e SOMASES?