O que é a Planilha de Controle Patrimonial em Excel
A planilha de Controle Patrimonial em Excel é um processo contábil que permite ao gestor ter as informações atualizadas e relatórios financeiros com as normas internacionais, dando uma garantia na segurança da empresa.
Objetivo principal de um controle patrimonial, é evitar os riscos de erros, ou seja diminuindo os desperdícios, e melhorando o processo de compras.
Outro ponto de extrema importância é conseguir ter todo o levantamento de todo patrimônio da organização. E sem essas informações é difícil administrar os recursos e sem controle de despesas futuras. Ao conhecer o patrimônio completo fica muito mais fácil o planejamento, e ainda ajuda a recuperar parte dos investimentos realizados anteriormente.
Instruções do uso da planilha
Cadastro – Ao clicar no menu cadastro, seremos direcionados para um formulário, onde serão inseridos, os dados necessários para suprirmos a planilha inventário, que será preenchida automaticamente, assim que clicarmos no botão chamado ‘ INVENTÁRIO’, que nos encaminhará à planilha ao inventário.
Inventário – O menu ‘inventário’ se refere a planilha onde serão inseridos, através do preenchimento do formulário, todos os dados necessários para termos uma análise do controle do patrimônio da empresa.
Os únicos campos a serem lançados manualmente na planilha inventário, são os itens ‘ Saldo Inicial’, Estado de conservação do Bem’ e ‘cota anual’, que nos possibilitará a lançar um bem que já tem alguns anos de depreciação e continuar os lançamentos futuros através do programa.
Cálculo de depreciação
A planilha “Cálculo de Depreciação”, foi desenvolvida para que possamos calcular a depreciação de um bem específico, isoladamente.
Ela também nos proporcionará a ter uma visão mês a mês da depreciação e o saldo depreciável.
Basta que façamos o seguinte:
Na célula de cor laranja escolhemos o bem através de uma lista suspensa, ao lado direito da célula (valor do bem) inserimos o valor do bem escolhido e, se por acaso já exista um valor residual, também devemos colocá-lo à direita da célula (valor residual). Ao preenchermos somente esses dois campos (VALOR DO BEM e VALOR RESIDUAL), a planilha calculará automaticamente todos os valores.
Base de Dados
Na Base de Dados é possível cadastrar todas as informações que a empresa deseja tem controle, No exemplo, nos restringimos apenas a uma lista de possíveis grupos e categorias patrimoniais, como também departamentos do organograma da empresa.
Os dados estão formatados como tabela. Portanto, para registar uma nova informação, basta digitar após a última linha da tabela ou simplesmente arrastar para baixo a quina indicada pela seta que uma nova linha é criada automaticamente, estendendo toda a formatação.
Daniel Santos –
Gostaria de receber uma copia demo para testar antes o produto
Guilherme Maciel –
Olá Daniel. Enviei em seu e-mail. Verifique sua Caixa de Spam e Caixa de Entrada.
Lucas –
Bom dia teria como me enviar uma copia do demo ? para verificar melhor a planilha
Guilherme Maciel –
Olá, bom dia. Para esta planilha infelizmente não temos um modelo demonstrativo.