Smart Planilhas apresenta: Planilha de Gerenciamento de Risco.
O gerenciamento de risco envolve o controle dos fatores incertos em determinadas situações. Assim, é um planejamento estratégico que busca minimizar os impactos dos riscos esperados. Para isso, segue-se um processo com várias etapas que permitem identificar os riscos potenciais e concentrar-se na redução de danos, além de analisar os fatores que podem desencadear tais riscos. No entanto, a gestão de riscos não é um processo linear, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão claros. Logo, trata-se de um processo contínuo, que visa monitorar constantemente os problemas, cenários e situações.
Dessa forma, a falta de gerenciamento de risco pode causar desgaste desnecessário na equipe, acarretando problemas financeiros, perda de tempo e diversos outros inconvenientes. Entretanto, é fundamental contar com o auxílio de uma ferramenta para realizar esse processo de forma eficiente. Além disso, é essencial que essa ferramenta seja capaz de realizar uma análise completa dos riscos. É aí que entra a Planilha de Gerenciamento de Risco em Excel, que oferece todas essas funcionalidades sem cobranças mensais e com um preço ÚNICO! Aproveite agora mesmo!
Funcionalidades da Planilha de Gerenciamento de Risco
Parâmetro
A princípio, temos o parâmetro, que nos permite definirmos dados pré-definidos como:
- Planta;
- Fábrica;
- Nome ou Setor ou Processo;
- Cargo/Função;
- Posto de Trabalho;
- Danos.
E em seguida, temos os parâmetros Plano de ação:
- Responsável pela Ação;
- Status;
- Ano.
Adicionalmente, existem parâmetros como Riscos, Probabilidade & Severidade e Matriz. Confira a seguir, separadamente, os itens.
Riscos
Posteriormente, na Planilha de Gerenciamento de Risco, temos a área de riscos, onde é possível registrar todos os tipos de riscos possíveis, separados por categoria. Dessa maneira, temos as seguintes categorias:
- Riscos de Acidentes;
- Risco Químico;
- Riscos Ergonômico;
- Risco Biológico;
- Risco Psicossocial;
- Riscos Mecânicos;
- 8.0;
- 9.0;
- 10.0.
Probabilidade e Severidade
Como o nome já sugere, em probabilidade, podemos definir os níveis do risco acontecer. É separado por 5 avaliações: Quase Certo, Provável, Possível, Improvável e Raro. Quanto à severidade, temos também 5 tipos, sendo:
- 1 – Intolerável;
- 2 – Alto;
- 3 – Médio;
- 4 – Baixo;
- 5 – Menor.
Matriz de Risco
E, por último, há o parâmetro de Matriz de Risco. Onde nos permite ter uma visão geral da probabilidade x severidade.
Gestão de Risco
Em gestão de Risco, estão presentes diversos campos para serem cadastrados. Por exemplo:
- Nº de Inventário;
- Data de Registro;
- Planta;
- Fábrica;
- Setor/Processo;
- Posto de Trabalho;
- Caracterização das Atividades;
- Classe de Riscos;
- Perigos;
- Descrição dos Perigos/Fatores de Risco;
- Grupo de Trabalhadores;
- Dano a Saúde (Exposição);
- Situação Operacional;
- Probabilidade;
- Severidade;
- Nível: N = S x F x P;
- Classificação;
- Controle de Engenharia;
- Sinalização (Alertas e/ou controles administrativos);
- Equipamento de Proteção Individual;
- Probabildiade 2;
- Severidade 3;
- Nível N=S x F x P4;
- Classificação 5;
- Requer ações Adicionais?;
- Status Plano de ação;
- Irá precisar de EPI?;
- Qual(is) EPI;
- Irá precisar de EPC;
- Qual(is) EPC?;
- Comentários.
Adiante, temos diversas outras abas, com inúmeras funcionalidades. Confira através do vídeo demonstrativo da Planilha de Gerenciamento de Risco:
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