Gostaríamos de apresentar nossa Planilha de Horas Trabalhadas, criada no Google Sheets. Com ela, você controla facilmente as horas trabalhadas de funcionários, sendo uma ferramenta ideal para quem atua no departamento pessoal ou tem uma pequena empresa.
Vamos mostrar como ela funciona.
Conhecendo as funcionalidades da Planilha de Horas Trabalhadas
Primeiramente, na guia inicial, temos um painel geral que mostra as horas extras do mês selecionado. Você pode escolher o mês desejado e visualizar a quantidade de faltas, faltas justificadas, horas trabalhadas, horas negativas e o total de horas extras. Além disso, é possível simular o valor a receber pelas horas extras, selecionando o seu tipo para o cálculo automático.
Mais abaixo, há um gráfico que ilustra as horas trabalhadas, horas extras e horas negativas por mês. Ou seja, a Planilha de Horas Trabalhadas também é útil para controle de Banco de Horas, permitindo acompanhar o total.
Antes de registrar as informações na folha de horas, vá para a guia “Definições”. Nela, insira o ano, o nome do funcionário, o departamento, a função, a data de admissão (opcional) e o salário base para calcular as horas extras. Você também consegue ajustar a tabela com a jornada de trabalho, especificando os horários de entrada, almoço, retorno e saída, além dos formatos de hora extra (como 50% e 100%, podendo adicionar outros, se necessário).
Depois de configurar as definições, retorne ao mês desejado, selecionando o mês na parte inferior, de janeiro a dezembro. Dessa forma, se escolher fevereiro, a planilha já exibirá automaticamente as informações de acordo com as definições preenchidas.Na folha de horas, você verá uma coluna para a data e o dia da semana. Existe a opção de marcar se o dia é um feriado, o que fará com que as horas não sejam contabilizadas e qualquer lançamento seja considerado como hora extra. Para registrar o horário de entrada e saída, basta preencher as horas correspondentes. Sendo assim, a Planilha de Horas Trabalhadas calculará automaticamente se houve horas extras ou negativas, de acordo com a jornada padrão definida.
Vejamos na prática
Se o funcionário trabalhou das 8h às 18h, a planilha mostrará 1 hora extra se a jornada padrão for de 8 horas. Caso ele tenha chegado mais tarde, como às 10h, serão adicionadas horas negativas. Se houver uma falta, você consegue marcar o dia como falta e a planilha registrará automaticamente as horas negativas. Na condição da falta sendo justificada, você pode marcá-la e anexar um atestado para manter um registro completo.
Em seguida, após registrar todas as horas, retorne à página inicial. O painel mostrará os dados de faltas, horas extras e o valor estimado a receber. Por exemplo, se escolher fevereiro e considerar horas extras de 50%, a planilha calculará o valor estimado, como R$ 28 para 3 horas extras. Ao consultar o mês de janeiro, você verá o total de R$ 202,84 em horas extras.
Considerações finais
Portanto, manter a precisão no controle da jornada é importantíssimo para calcular salários corretamente, assegurar o cumprimento das leis trabalhistas, como horas extras e intervalos, e realizar análises de produtividade e decisões estratégicas em recursos humanos.
A Planilha de Horas Trabalhadas funciona online e é uma solução prática para gerenciar horas trabalhadas e horas extras.
Esperamos que você goste desta ferramenta prática!
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