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12 Fórmulas mais usadas no Excel

12 Fórmulas mais usadas no Excel

Você acompanhará aqui 12 Fórmulas mais usadas no Excel, contudo, nesta sequência:

  • Como Somar de diferentes formas no Excel
  • Como fazer Soma Cumulativa
  • Como Contar Números no Excel
  • Como Contar Valores no Excel
  • Como Contar Células Vazias no Excel (CONTAR.VAZIO)
  • Como Calcular Média no Excel
  • Como Usar a Função SE
  • Função SE Composta(SE dentro de SE)
  • Como Contar Se… (CONT.SE)
  • Como Usar a Função PROCV
  • Como Usar a Função PROCH
  • Como Juntar Palavras Que Estão em Células Distintas(Concatenar)

1) Como Somar de Diferentes Formas no Excel

1ª Forma: Somando com Sinais de Operação

12 Fórmulas mais usadas no Excel
  • Sinal de Igual “=”
  • Selecione os itens que deseja somar
  • E adicione o sinal de Soma a cada um “+”
  • Pressione Enter
  • =B5+C5+F5

2ª Forma: Somando com a Fórmula “Soma”

Esta fórmula então é uma das mais usadas, portanto é essencial e quase que obrigatório sabe-la.

  • Insira o sinal de Igualdade “=”
  • Digite “SOMA”
  • E então Aperte e segura o Mouse selecionando o que deseja somar
  • Feche o parênteses
  • Pressione Enter
  • =SOMA(B6:D6)

3)ª Forma: A outra forma usando a Função “Soma”, é portanto selecionando os itens que quero somar, entretanto, sem seguir uma sequência.

Primeiramente é necessário dizer que no exemplo acima, somamos apenas os Celulares e Notebooks, entretanto, usando o ponto e vírgula “;” para selecionar cada um.

  • Sinal de Igualdade “=”
  • Portanto em Seguida, digite “Soma”
  • Aperte “Tab” ou abra parênteses
  • Selecione a Célula que deseja Somar
  • E então em seguida, digite o ponto e vírgula “;”
  • Caso queira somar mais, é só selecionar e colocar “;”
  • Feche os parênteses
  • Pressione Enter
  • =SOMA(B7;D7)

4ª Forma: Usando a Função Auto-Soma

No canto superior direito do Excel, terá portanto, esta função:

  • Clique no “Auto Soma”
  • Pressione Enter
  • =SOMA(E5:E7)

Ele portanto, selecionará um intervalo automaticamente para o usuário.

Obs: Note que a Linha 7 Foi somado apenas os Celulares e Notebooks

2) Soma Cumulativa:

Por fim, terminando soma, temos a soma Cumulativa, que é bem diferente das outras:

Confira o Exemplo:

Após isso somamos então, o Lucro Acumulado anterior + Lucro(Neste caso do dia 03/08)

  • Sinal de Igual “=”
  • Digite “Soma”
  • Pressione a Tecla “Tab” ou abra Parênteses
  • Selecione o Lucro Acumulado Anterior
  • Ponto e vírgula “;”
  • E Selecione o Lucro do Próximo Dia
  • Feche Parênteses
  • Pressione Enter
  • =SOMA(D5;C6)
  • E então arraste a Fórmula

Entretanto, para melhor compreensão veja o Modelo:

Arraste fórmula

3) Como Contar Números no Excel:

Para isso, usamos portanto, a fórmula CONT.NÚM.

Observe o Exemplo:

Portanto, como o nome já diz conta células que contém números, que neste caso são somente quatro.

  • Digite o sinal “=”
  • Digite a fórmula “CONT.NÚM
  • Abra Parênteses
  • Selecione o Intervalo desejado
  • Feche Parênteses
  • E então pressione Enter
  • =CONT.NÚM(C5:C10)

4) Como contar Valores no Excel(CONT.VALORES)

Primeiramente é necessário dizer que esta fórmula é parecida com a anterior, entretanto, ao invés de contar números, conta tudo aquilo que tem valor(conteúdo), seja a célula preenchida com números, ou letras e símbolos etc.

  • Digite o sinal “=”
  • Digite a fórmula “CONT.VALORES
  • Abra Parênteses
  • Selecione o Intervalo desejado
  • Feche Parênteses
  • Pressione Enter
  • =CONT.VALORES(B5:C10)

5) Como Contar Vazios no Excel(CONTAR.VAZIO)

Assim como os outros, este portanto, conta vazios, células que não possuem conteúdo. Observe o Exemplo abaixo:

  • Digite o sinal “=”
  • Digite a fórmula “CONT.VALORES
  • Abra Parênteses
  • Selecione o Intervalo desejado
  • Feche Parênteses
  • Pressione Enter
  • =CONT.VALORES(C5:C10)

Como é exibido no exemplo, apenas duas células portanto, estão sem conteúdo, observe:

6) Como calcular Média no Excel

Como o nome sugere, esta fórmula calcula a média, usando simplesmente a Função =MÉDIA. Entretanto, veja o exemplo relatado abaixo:

  • Sinal de Igual
  • Digite Média
  • Abra parênteses
  • Selecione o Intervalo(As células desejadas)
  • E então feche os Parênteses e pressione Enter
  • =MÉDIA(E4:G4)

Por fim, é só arrastar a fórmula:

7) Função SE

A função SE, tem como finalidade de propor condições. Observe o Exemplo:

Primeiramente, é necessário dizer que usamos sinais como por exemplo: Maior(>), Menor(<) e Igual(=), entre outros.

Portanto neste exemplo acima eu “disse” para o Excel: “Se a Média(F4) for Menor que “7”, Você digita “REPROVADO”, Caso contrário me dê “APROVADO”.

Portanto, é só seguir os passos, na respectiva ordem:

  • Sinal de Igual
  • Digite “SE”
  • Abra parênteses
  • Selecione as células para a Condição
  • Se o Valor for verdadeiro, retorne para mim “REPROVADO”(Neste caso se a média for menor que “7”)
  • E então se o Valor for falso(Se a média não for menor que 7), retorne “APROVADO”
  • =SE(F4<7;”REPROVADO”;”APROVADO”)

IMPORTANTE: Note que coloquei o texto(a palavra) entre aspas duplas(“”). Portanto isso tem como finalidade, descrever que é um “texto”, portanto, caso não coloque as aspas, sua condição não irá funcionar.

Então, feito estes passos, é só arrastar a fórmula:

Por fim, como é possível ver aqueles que tiveram média menor a “7”, foram “REPROVADOS”.

8) Função SE Composta(SE dentro de outro SE)

Resumindo, Função SE composta, são condições dentro de outras condições, portanto, confira o exemplo:

“Traduzindo”, aqui portanto está “dizendo” o seguinte para o Excel: Se a Média do Jogador for menor que “4”, então ele está “Reprovado”. Entretanto, se a nota dele for menor que “6”(como tem uma 2ª Condição, se a nota estiver entre 5-6) retorne para mim “Recuperação”, caso contrário “APROVADO”.

  • Sinal de Igual
  • Digite “SE”
  • Abra parênteses
  • Selecione as células para a Condição
  • No “Valor Falso” abra outra condição(SE)
  • Feche os Parênteses
  • Pressione Enter
  • =SE(F4<4;”REPROVADO”;SE(F4<=6;”RECUPERAÇÃO”;”APROVADO”))

9) Função CONT.SE

Esta função, como o nome sugere, é portanto, uma condição contudo, a finalidade dela é “Contar SE…”

Acompanhe o Modelo bem simples que preparamos:

Portanto, aqui eu mandei contar, apenas os clientes antigo, seguindo esta respectiva ordem:

  • Sinal de Igual
  • CONT.SE
  • Abra parênteses
  • Selecione o Intervalo
  • Selecione o Critério
  • Feche os Parênteses
  • Pressione Enter
  • =CONT.SE(C5:C11;”ANTIGO”)

10) Função PROCV

Para este, preparamos um vídeo especial, para que você consiga entender melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=_Wn107rLR8w

11) Função PROCH

PROCH tem como função buscar um valor em uma determinada tabela, porém na Horizontal. Então, basicamente, são estas ordem, que respectivamente se deve seguir:

  • Sinal de Igual
  • Digite PROCH
  • Abra o Parênteses
  • Selecione o Valor procurado
  • Selecione a Matriz Tabela
  • Número – Indíce – Linha (“Posição da linha, porém expressa em números”). Neste caso, a Linha “8”
  • Procurar Intervalo(Correspondência Aproximada(1) ou Correspondência Exata(0)
  • Feche os Parênteses
  • Pressione Enter
  • Ficando portanto, desta forma: =PROCH(B11;B2:F9;8;0)

12) Função Concatenar: 2 Formas de concatenação

Por fim, a última fórmula é a Função Concatenar, extremamente usado em ambiente de trabalho, portanto aprender é essencial.

1ª Forma: A forma de nós juntarmos textos é então, usando a Fórmula “Concatenar”

Neste exemplo, como é possível ver, coloquei as aspas, e então após isso, deixei um espaço, e fechei as aspas. Fiz isto, porquanto, para simplesmente deixar um espaço entre o nome e o sobrenome.

  • Sinal de Igual
  • Digite Concatenar
  • Selecione um texto
  • Ponto e Vírgula “;”
  • Dê espaço se for necessário usando (” “)
  • Ponto e Vírgula “;”
  • Selecione outros textos
  • Caso queira adicionar mais, é só repetir o processo
  • Feche o Parênteses
  • E então pressione Enter

2ª Forma: Outra forma é portanto usando o “&”(“E” Comercial), que acreditamos ser a forma mais fácil. Primeiramente, observe o Exemplo:

Portanto, é só seguir esta ordem:

  • Sinal de Igual
  • Selecione o Texto
  • Insira o “&”
  • Novamente se for preciso dê espaço (” “)
  • Insira o “&”
  • E assim sucessivamente
  • E então é só pressione Enter após terminar

Por fim, esperamos que você consiga aplicar em seu dia a dia, tudo que foi ensinado, e que tenhamos ajudado!

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