Ter o conhecimento de como calcular patrimônio de uma empresa pode ajudar muito o empresário e o investidor no momento de tomar uma decisão.
O valor do patrimônio de uma empresa é uma informação que pode ser muito útil para análises financeiras e contábeis.
Entretanto, a maioria dos investidores e empresários não sabem como fazer esse cálculo, deixando de lado uma das informações mais relevantes sobre uma empresa.
Como calcular patrimônio: O que é o patrimônio de uma empresa?
O patrimônio de uma empresa compreende exatamente tudo aquilo que está em sua posse, desde bens como equipamentos e imóveis, contas a pagar e até dívidas.
Qualquer ativo que esteja no nome da empresa faz parte do seu patrimônio. O que significa que calcular o patrimônio de uma empresa pode ser complicado, mas é necessário para o balanço patrimonial.
Isso porque nem sempre aquilo que está sob a administração da companhia pode ser facilmente precificado, como é o caso de itens intangíveis, como marcas e obras de arte.
Para tornar mais simples a compreensão do patrimônio de uma empresa, este é dividido em três segmentos, são eles os:
- Bens;
- Direitos;
- Obrigações.
Vamos falar um pouco sobre cada um.
Bens
Os bens são todas as coisas tangíveis que uma empresa possui e que podem ser negociados e individualmente valorizados por terceiros.
Um bem pode ou não ter um valor fixo definido, um valor de mercado e ainda assim ser negociado por um preço que atenda as demandas do vendedor e do comprador.
Os melhores exemplos disso são:
- Veículos;
- Móveis;
- Estoque de produtos;
- Marcas e patentes;
- Entre outros.
Direitos
Os direitos são tudo aquilo que está programado para ser recebido pela empresa de terceiros, como clientes e fornecedores. Veja alguns exemplos:
- Parcelas de vendas a prazo;
- Juros calculados por atraso em pagamento;
- Notas promissórias;
- Prêmios;
- Etc.
Obrigações
As obrigações são, ao contrário dos direitos, aquilo que uma empresa deve a terceiros. Porque, na teoria, se a empresa deve, ela tem condições de pagar.
Alguns exemplos de obrigações bastante comuns são:
- Pagamento de aluguel;
- Dívida com fornecedores;
- Salários dos colaboradores da empresa;
- Tributos, taxas e impostos;
- Multas e juros;
- Etc.
Como calcular patrimônio: Diferença entre patrimônio e patrimônio líquido
Por fim, além do patrimônio, também existe um termo denominado de Patrimônio Líquido, que é obtido a partir da subtração de todos os passivos de todos os ativos.
Em outras palavras, a empresa subtrai tudo aquilo que ela deve, por tudo aquilo que ela possui, e isso inclui desde o dinheiro presente em caixa até os seus bens.
Isso acontece porque, se a empresa não puder pagar as suas contas com recursos financeiros, ela precisa se desfazer dos seus bens para conseguir quitá-los.
Isso é especialmente relevante para empresas que tenham o seu capital aberto na bolsa de valores, e que possuem muito mais responsabilidades com terceiros.
Vale destacar que saber o patrimônio líquido de uma empresa é um dado muito importante principalmente para investidores que estejam buscando boas oportunidades.
Para verificar esta informação e outras relevantes na contabilidade, basta analisar as demonstrações contábeis da empresa ou utilizar a calculadora de patrimônio da Smart Planilhas.