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O que é e como calcular o CAC no Excel

Quando falamos em empresa ou negócio, estamos falando de métricas. Ou seja, sempre que o assunto for esse, o termo métrica será comum. Então nesse post falaremos de uma das métricas, o que é e como calcular o CAC no Excel.

Essa sigla está cada vez mais ganhando visibilidade no meio dos negócios justamente por fazer a diferença. Dessa forma não olhar para essa métrica pode limitar o crescimento da sua empresa.

O que é CAC ?

Basicamente é o Custo de aquisição de cliente. Ou seja quanto eu me esforço (investimento) para que eu transforme uma pessoa em meu cliente. E quando falamos disso, devemos considerar todo o processo, desde a captação do Lead (uma pessoa que forneceu os dados dela para sua empresa) até a venda concreta.

Além disso ele é baseado em um determinado período, pois dessa forma é possível mensurar naquele período o quanto eu estou investindo para ter o acesso as informações dos meus possíveis clientes.

Como Calcular o CAC ?

Primeiramente, para calcular o CAC, você deve saber quais são os custos que estão diretamente ligados na aquisição de novos clientes. Além disso custos que não fazem parte dos setores relacionados, não entram nessa conta.

Vamos a alguns exemplos do que você deve considerar:

Marketing: Salários, ferramentas, investimentos em tráfego pago, e tudo aquilo que você usa para que o seu produto chegue a novos leads, criando oportunidade para os vendedores.

Vendas: Salários, ferramentas, comissões, telefonia, treinamentos e todo o suporte para o time de vendas.

Vamos lá o Custo de aquisição de clientes (CAC)= (Investimento em Marketing + Investimento em Vendas) / Números de novos clientes durante o período. Dessa forma você consegue ver o custo por cliente. Veja um exemplo na imagem a seguir:

O que é e como calcular o CAC no Excel

Se você tiver todos os dados para fazer a conta ela fica simples, bem como o exemplo acima. Ele foi feito com base nos meus investimentos em cada área e dividido pelo número de clientes concretos daquele período.

Dessa forma eu vou listar em duas colunas diferentes os meus custos por setor, que lembrando, esteja diretamente ligado com o cliente final, e colocar o custo de cada um.

Ao final da coluna devo somar todos esses valores. Após isso, em uma nova linha você coloca o número de novos clientes. Feito isso basta fazer a fórmula, que vai resultar no CAC.

Como o CAC pode te ajudar ?

Sendo assim devemos destacar que se você não se atentar ao CAC sua empresa pode estar limitada. O que eu quero dizer é que, tendo o valor dessa métrica você consegue otimizar e enxugar os processos internos, como também aplicar melhor os custos.

Dessa forma você consegue ter mais controle sobre os processos e tomar decisões com base em dados reais. E com certeza preparar sua empresa para crescer cada vez mais.