Ficha APQP – Planejamento Avançado de Qualidade em Excel.
Produtos complexos e cadeias de suprimentos apresentam muitas possibilidades de falha, especialmente quando novos produtos estão sendo lançados. O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) é um processo estruturado que visa garantir a satisfação do cliente com novos produtos ou processos.
O APQP existe há décadas em muitas formas e práticas. Originalmente conhecido como Planejamento Avançado de Qualidade (Advanced Quality Planning – AQP), o APQP é usado por empresas para garantir qualidade e desempenho por meio do planejamento
Essa estrutura é um conjunto padronizado de requisitos de qualidade que permite aos fornecedores projetar um produto que satisfaça o cliente. O principal objetivo do planejamento da qualidade do produto é facilitar a comunicação e a colaboração entre as atividades de engenharia. Um time multifuncional, envolvendo marketing, design de produto, compras, fabricação e distribuição, é usado no processo de APQP.
As Fases do APQP
· Planejamento
Nesta fase serão definidas todas as necessidades do cliente, através de contato direto entre a organização e o cliente, de benchmarks (processo de pesquisa e comparação para aplicação das melhores práticas), de estudos de confiabilidade do produto/processo e de informações fornecidas pelo cliente.
Projeto e desenvolvimento do produto
Os elementos desta fase consistem em uma revisão crítica dos requisitos, prazos, objetivos e metas do processo, a partir de uma análise que considere todos os fatores do projeto, mesmo que sejam de propriedade do cliente, a fim de concluir a avaliação sobre a viabilidade da produção.
Projeto e desenvolvimento do processo
Serão finalizadas, nesta fase, todas as atividades da etapa “revisão crítica dos requisitos e levantamento de problemas potenciais” e da etapa “comprometimento da equipe com a viabilidade e suporte da gerência” ambas da fase anterior. Nessa fase será elaborada uma das etapas de maior importância do APQP, o comprometimento da equipe com a viabilidade e suporte da gerência.
Validação do produto e do processo
Nesta fase é validado se o produto desenvolvido atende as necessidades do cliente e avaliado os resultados se estão de acordo com a expectativas do cliente.
Análise da retroalimentação e ação corretiva
Nesta fase está relacionada a melhoria contínua e satisfação do cliente.
Planilha editável podendo ser baixada para uso imediato. Em cada etapa contem um número pré-definido de linhas, porém você pode adicionar mais linhas usando o comando de clicar com o botão direito sobre a linha e ir na opção “inserir”
Para baixar preencha o formulário abaixo:
Além disso, aproveite para conhecer nossas planilhas profissionais de diversos segmentos. Planilhas desenvolvidas pensadas nas necessidades do cliente, e ainda colocando funcionalidades extras. Então, não perca tempo, adquira uma de nossas planilhas clicando aqui.