A Planilha para calcular hora extra Grátis foi feita para os trabalhadores em geral. Com o objetivo de ver de forma clara o valor a receber referente as horas extras feitas durante o mês. Primeiramente devemos dizer que a hora extra nada mais é do que, o trabalho nos finais de semana e feriado. Como também após o horário diário de trabalho.
Remuneração
É o salário base, sem descontos, ou seja o valor definido na contratação e inserido na carteira. Já se diz base porque através dele vamos definir o valor de hora e as extras. O salário base é encontrado no holerite e é de fácil localização, para te ajudar mostramos um exemplo acima destacando o mesmo.
Horas Mensais
Então para definir o valor da sua hora trabalhada é necessário saber quantas horas por mês você trabalha. Geralmente a maioria dos trabalhadores tem uma carga de 220 horas que daria 44 horas semanais. Dessa forma dividindo o salário base pela quantidade de horas no mês temos o valor de uma hora de trabalho.
Como calcular hora extra?
Agora que já sabemos quanto vale a nossa hora de trabalho vamos para a hora extra. Todas as horas que excederem a 8 horas diárias ou 44 horas semanais é contado como hora extra.Assim vamos ao cálculo, no final do mês você vai pegar seu holerite e localizar a quantidade de hora extra total daquele mês. Feito isso basta multiplicar sua hora normal de trabalho por 1,5 e depois multiplicar pela quantidade de hora extra, isso se ela for de 50%. Agora se for hora extra de 100%, você vai fazer o mesmo processo, porém na hora de multiplicar por 1,5 você vai fazer vezes 2.Pronto, você já tem o valor da sua hora extra bem na sua frente.
Planilha para calcular hora extra Profissional
Veja abaixo um outro modelo profissional que você pode aplicar em sua empresa para controle de hora extra.
Para um empregado, horas extras significam um aumento salarial. Por outro lado, esta prática nem sempre pode ser considerada vantajosa para o empregador, uma vez que tem um impacto significativo nas finanças da empresa.
Por que organizar em Planilha para calcular hora extra no Excel? A resposta é simples: simplificar e automatizar suas faturas, evitar erros e padronizar a fórmula.
Os cálculos não são complicados, mas as mudanças no salário, no plano de horário de trabalho ou nas contas dos empregados podem ocorrer em poucos meses. Quanto mais fácil for o cálculo, menos tempo é desperdiçado.
Vamos detalhar a planilha para cálculo de horas extras no Excel, assim você saberá o que fazer!
1) Cadastro das Informações da Empresa

Conforme imagem acima, você terá acesso a aba Empresa, a qual você registrará os dados como o Nome da Empresa, o CNPJ e a cidade onde ela se encontra.
Além disso, você também fará as configurações iniciais na tabela da esquerda. Informações como antecipação salarial, tolerância de entrada e saída, intervalos e o percentual adicional de hora extra serão acrescidos para que os cálculos sejam automaticamente realizados a partir do que foi informado nessa fase.
2) Cadastro das Horas Extras dos Funcionários

Agora, partiremos para o preenchimento das informações de cada funcionário . Na aba Funcionário, você colocará:
- Nome;
- Departamento;
- Função;
- Data de entrada;
- Salário;
- Adicional de Insalubridade e de Periculosidade
Esses indicativos são importantes para aferir a conta do salário final, com todos os adicionais calculados sobre as horas de entrada e saída e eventuais horas além do horário contratual. Como você pode ver, a data de entrada, de intervalo para almoço e a de saída são importantes para averiguação da jornada semanal e o cálculo de horas trabalhadas.
3) Cadastro do Período Anual e dos Feriados

Para que a Planilha para calcular hora extra fique completa, você informará o período anual de trabalho. Cada ano, a depender de ser bissexto ou não, terá um total de dias distintos e em dias da semana diferentes.
Ademais, você informará os feriados e datas festivas que são relevantes para o cálculo, pois o trabalhadores, em caso de trabalho nesses períodos, receberá o valor dobrado da hora trabalhada, conforme CLT.
4) Planilha Cartão de Ponto Excel

Na Aba Cartão de Ponto, você inserirá as horas de fato trabalhadas. A partir do que foi adicionado nas abas anteriores, a planilha de horas extras informará automaticamente a quantidade de horas extras, as horas negativas (quando o funcionário trabalha em jornada inferior à acordada) e na última coluna da imagem (Horas Acrescidas) avisa se cabe 50% ou 100% das horas extras.
5) Resultado Final

Depois desse processo de cadastro das horas extras, além das informações sobre a empresa e o funcionário, a aba Resultado mostra o total de dias úteis de um determinado mês e a quantidade de horas extras trabalhadas.
Isso é de suma importância, pois a CLT prevê que o controle de jornada do trabalhado fica a cargo da empresa. Em caso de dúvida quanto a procedência do quantitativo de horas trabalhadas, as autoridades judiciais dão preferência ao trabalhado.
Com a Planilha para calcular hora extra, você terá tudo sobre aquele colaborador.
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