Planilha Simples Nacional Grátis

Planilha Cálculo de Imposto Simples Nacional

COMO CALCULAR O SIMPLES NACIONAL

 

Você conhece a Planilha Simples Nacional?   Não…?

Então leia o nosso artigo e veja como funciona!

A Planilha Simples Nacional, também conhecido como SUPER SIMPLES, foi criado com o intuito de atender às Micros Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Atualmente, possuímos três categorias de regime tributário –  LUCRO REAL, O LUCRO PRESUMIDO  e o SIMPLES NACIONAL –  cada um com sua particularidade, nos quais as  empresas serão enquadradas, dependendo dos valores de seus faturamentos anuais.

É um regime tributário, onde se compartilha arrecadações, cobrança e fiscalização de tributos. Nele são englobados oito (8) espécies de tributos, quais sejam:

  • IRPJ;
  • CSLL;
  • PIS/PASEP;
  • COFINS;
  • IPI;
  • ICMS;
  • ISS e
  • CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURIDADE SOCIAL a cargo da pessoa jurídica.

 

As empresas que optam por esse regime tributário, contam com o benefício de poderem, através de uma única guia de arrecadação, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), pagar diversos impostos. Uma medida simples e funcional.

 

Agora que já sabemos o que é e como funciona o Simples Nacional, que tal aprendermos a calcular o DAS?

 

A Lei que criou o Simples Nacional, classificou as atividades permitidas para utilizá-lo em cinco (5) Anexos e, cada um com suas faixas de alíquotas diferentes, que dependendo do faturamento da empresa, será atribuído o percentual correspondente.  Vejamos como calcular o tributo!

Por exemplo, uma empresa de comércio de calças Jean’s, enquadrado no anexo 1, que faturou nos últimos 12 meses o valor de R$ 239.050,00 teria como alíquota efetiva:

= (239.050,00 * 7,30%) – 5.940,00 (parcela dedutível)                   R$11.510,65

239.050,00 = alíquota efetiva de 0,0482 X100 = 4,82%, que seria a alíquota efetiva do Simples Nacional.

Com o intuito de simplificar a aplicações desses cálculos e agilizar as decisões no gerenciamento de sua empresa, elaboramos uma Planilha de Cálculo do Simples Nacional, disponibilizada “GRATUITAMENTE”, para você.

Lightbox button

Conheça nossa modelo de gestão completa para empresas. Pagamento único e mensalidades!!

Planilha de Gestão de Vendas Comissão e Estoque