Utilizando Códigos de Barras no Excel

Olá a todos! Neste tutorial, vamos demonstrar como criar e utilizar códigos de barras em suas planilhas. Primeiramente, é necessário baixar a fonte de código de barras. Disponibilizaremos o link para o site onde você poderá obter essa fonte. Após o download, extraia os arquivos de compactação para sua área de trabalho. Em seguida, abra o arquivo com extensão “.ttf” e instale a fonte em seu computador. Alternativamente, você pode acessar a área de fontes do Windows e adicionar o arquivo lá.

Utilizando Códigos de Barras no Excel - Instalando a fonte

Vejamos como trabalhar com Código de Barras

Com a fonte instalada, abra o Excel e selecione a opção de fontes. Procure pela fonte “Barcode” e selecione-a. Agora, na prática, vamos utilizar uma tabela de produtos com código, descrição e preço. Vamos inserir uma coluna para os códigos de barras. Copie a célula com o código e cole nas demais células. Selecione a coluna e aplique a fonte “Barcode”. Nesse sentido, os códigos de barras serão exibidos, podendo ajustar o tamanho da fonte conforme necessário para uma leitura correta.

Utilizando Códigos de Barras no Excel - Configurando a fonte

Outro exemplo que apresentamos é como realizar uma consulta através do código de barras para identificar um produto. Utilizaremos a função PROCV. Na célula onde deseja exibir o produto, insira a função PROCV, especificando o campo de leitura do código de barras e a tabela de referência. Repita o processo para o preço do produto. Ao realizar a leitura do código de barras, o Excel automaticamente buscará e exibirá as informações correspondentes.

Utilizando Códigos de Barras no Excel - Configurando a busca

Assim, demonstramos como trabalhar com códigos de barras no Excel. Esperamos que este tutorial tenha sido útil.

Excel Básico? Aqui você irá além!

Portanto, se este conteúdo foi do seu interesse, sugerimos navegar pelo nosso curso completíssimo de Excel. Desenvolvido para cobrir desde conceitos básicos até técnicas avançadas, o curso oferece uma ferramenta valiosa para melhorar suas habilidades em planilhas. Dessa forma, aprofundar seu conhecimento no Excel é essencial para lidar com desafios mais complexos. Ficaríamos muito felizes em tê-lo(a) como parte dessa jornada de aprendizado! Até breve!