Aula, Blog, Dicas

Como calcular abono pecuniário Excel?

Como calcular abono pecuniário Excel?

Você está pensando em vender em suas férias e aproveitar a venda extra? Você sabe com calcular o abono pecuniário? Neste artigo vamos te explicar tudo que você precisa saber!

Quando chegam as tão merecidas férias muitos trabalhadores preferem não tirar por completo as férias e em cima disso ganhar um dinheiro extra vendendo as férias. Esse tipo de escolha chama-se de abono pecuniário e permite ao colaborador converter as férias em remuneração.

O que é o abono pecuniário de férias?

Conforme previsto na CLT, permite-se que o colaborador converta 1/3 do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, ou seja, ele pode vender uma parte do seu descanso.

Em suma, esse abono pecuniário deve ser solicitado pelo empregado até 15 dias antes do término do período aquisitivo. Quando solicitado dentro do prazo, a empresa é obrigada a conceder o abono. Caso solicitado após o prazo, a concessão ou não do abono fica a critério do empregador.

Quem tem direito ao abono pecuniário?

O direito ao abono pecuniário é para todos os funcionários que trabalharem ao menos 25 horas por semana em um regime CLT. Além disso, o requerimento pode ser feito pelo colaborado que tiver trabalhado por 12 meses em uma mesma empresa

Em caso de férias coletivas, o direito ao abono também é coletivo, e irá depender do acordo entre os empregados e sindicato e se aplicará a todos os empregados abrangidos pelas férias coletivas.

Quais as vantagens e desvantagens do abono pecuniário?

Uma das maiores vantagens para o colaborador é ter uma renda extra que ele receberá junto com as férias. Além disso, os dias trabalhados serão pagos normalmente.

Já para a empresa também acaba sendo bastante vantajoso, pois ele não precisará realocar ou contratar outro colaborador para cobrir as férias.

A desvantagem para o trabalhador será que ele terá menos dias para descansar.

Qual o prazo para pagamento?

Como o pagamento do abono pecuniário está ligado à concessão das férias, ou seja, trata-se de uma verba acessória, portanto não existe pagamento de abono pecuniário sem o respectivo gozo das férias.

Entretanto, a legislação não prevê se o abono de férias deve ser concedido antes ou depois do gozo das férias, ficando a critério do empregador decidir. Caso se conceda após o gozo das férias, o pagamento será 2 dias antes do gozo. Se antes, dois dias antes do abono.

Como calcular o abono pecuniário no Excel?

Antes de calcular o valor do abono pecuniário, é fundamental que você saiba que calculamos ele sobre o valor do salário bruto do colaborado e também na quantidade de dias que se tem direito as férias.

Por exemplo, se o período de férias é de 30 dias, o abono se calcula sobre os 10 dias. Quanto ao valor do salário bruto, ele deverá ser dividido por 3.

Então para ficar mais fácil de compreender o passo a passo, vamos utilizar os seguintes dados para o cálculo:

  • Salário: R$2.000,00
  • Quantidade de férias: 30 dias
  • Agora abra o Excel e monte duas tabelas, dessa forma:
  • Na categoria salário você irá preencher com o valor do salário recebido:
Como calcular abono pecuniário Excel?
  • Para Calcular o 1/3 em cima do salário, você deverá dividir o valor total do salário por 3. Na aba Salário +1/3, soma-se o “Salário+Um terço
Como calcular abono pecuniário Excel?
Como calcular abono pecuniário Excel?

  • Por fim, para o cálculo do abono pecuniário, na parte de baixo você irá precisar do valor da alíquota do INSS. Para o salário do colaborador o desconto seria de R$180.
Como calcular abono pecuniário Excel?

Conclusão

Enfim, o direito a férias ao colaborados está previsto na CLT e tem como objetivo propiciar um período de descanso e está ligado com a saúde e o bem estar do trabalhados, após 12 meses de trabalho.