...

Como calcular lucro da empresa no Excel.

calcular-excel

Como calcular lucro da empresa em Excel.

Aprenda no texto de hoje a calcular corretamente, o lucro de sua empresa usando o Excel.

As empresas são movidas pelo lucro, afinal de contas, será a partir dele, que será possível manter a empresa e fazê-la desenvolver-se cada vez mais. Sem lucro uma empresa terá pouca vida útil e estará fadada ao fracasso. Deste modo, cabe a gestão da empresa saber como calcular o lucro da empresa.

No texto de hoje, falaremos sobre o lucro da empresa e como é possível calcular usando o Excel. Siga conosco e aprenda de uma vez por todas a calcular o lucro da empresa. Sem mais delongas, vamos ao texto.

Como calcular o lucro da empresa?

Antes de mais nada, vamos entender o que, de fato, significa lucro. Lucro nada mais é do que o valor que a empresa recebe que excede os seus gastos para produzi-la e/ou vendê-la. 

Existem basicamente dois tipos de lucros, o lucro bruto, que é o valor final de receitas totais da empresa, menos alguns gastos variáveis para fabricação/aquisição ou para realizar o serviço; e o lucro líquido que é o valor final de receitas totais menos todos os gastos envolvidos em manter a empresa.

  • Lucro bruto = Receita total – Custos variáveis;
  • Lucro líquido = Receita total – Gastos/custos totais.

Como vimos, o lucro “real” é o lucro líquido, afinal de contas, de nada vai adiantar ter uma margem de lucro sobre os gastos para vender um produto ou serviço, se no montante total faltar valores para manter a empresa e ter um lucro real.

Dessa forma, quando for criar uma planilha para calcular o lucro da empresa, é preciso utilizar o lucro líquido como base. Dessa forma será possível verificar se a empresa está ou não, realmente, tendo lucro.

Como calcular no Excel?

As informações que serão utilizadas devem representar todos os valores de entradas e saídas da empresa. Desse modo, a informação da receita total precisa estar 100% de acordo com a realidade da empresa para garantir o resultado final.

A planilha de controle, precisa ter as seguintes informações:

  • Receita total/total de vendas (do mês ou período avaliado).

Onde é preciso descontar os seguintes gastos/despesas:

  • Despesas fixas (aluguel, salários, etc.);
  • Despesas variáveis (cada mês este valor pode mudar);
  • Custos para realizar a prestação de serviço e/ou custos para fabricação ou aquisição dos produtos a serem comercializados.

Veja como Calcular:

Dica

Na Smart Planilhas, você encontra planilhas completas que vão te ajudar a fazer todos esses (e outros) cálculos  de uma maneira muito eficiente e rápida. Conheça o site e veja sobre as planilhas, como foco na planilha de controle de vendas. Onde será possível ter informações precisas para seus cálculos. 

Conclusão

No texto de hoje, vimos sobre como calcular o lucro da empresa com uso do Excel. Sendo um dos pontos mais importantes para que a empresa tenha noção do que de fato está ocorrendo com ela. 

Sendo que uma empresa que leva em conta todos os pontos importantes, tem muito mais chances de ter sucesso e crescer cada vez mais. Não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam como calcular lucro da empresa.

Deixe um comentário